Data: 13/05/2022 19:45 / Autor: Redação / Fonte: Prefeitura de Santo André

Representantes de São Carlos visitam Santo André para conhecer programa Moeda Verde

Equipe do interior paulista deseja implantar iniciativa semelhante na cidade


Crédito: Angelo Baima / PSA

Moradores do Núcleo Pintassilva receberam nesta sexta-feira (13) a visita de representantes da prefeitura e da Câmara Municipal de São Carlos, cidade do interior de São Paulo, que vieram conhecer mais sobre o programa Moeda Verde.

A comitiva era formada pelo secretário de Agricultura e Abastecimento, Wellington Fábio Cervini; por representante da Secretaria de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação; pela Chefia de Gabinete da prefeitura; e pelo vereador Rodson Magno do Carmo. Todos foram recebidos pelo superintendente do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), Gilvan Junior, e pela presidente do Fundo Social de Solidariedade de Santo André, Ana Claudia de Fabris.

A proposta da agenda foi conhecer melhor a sistemática de funcionamento do programa andreense que troca alimentos por resíduos recicláveis em 21 comunidades carentes, e que é realizado em parceria pela Prefeitura, Semasa e Banco de Alimentos. Desde que foi criado, em 2017, o programa Moeda Verde se tornou exemplo de iniciativa pública e tem atraído representantes de municípios e autoridades de todo o país.

Recentemente, representantes de Leme estiveram nas trocas do Núcleo Homero Thon acompanhando o programa. Segundo os representantes de São Carlos, o objetivo é implementar projeto semelhante na cidade o mais breve possível, fortalecendo a gestão de resíduos sólidos local. Ainda neste ano, duas novas comunidades serão contempladas com o início das trocas.

Desde o início das ações, mais de 644 toneladas de resíduos recicláveis foram entregues pela população. Em troca, quase 129 toneladas de alimentos frescos do tipo hortifrúti já foram distribuídos.

Comente aqui