Data: 29/06/2022 13:16 / Autor: Caroline Terzi / Fonte: PMSA

Projeto de educação da Prefeitura de Santo André é selecionado em concurso internacional

Iniciativa ficou entre os dez programas finalistas no Prêmio Cidades Educadoras; premiação será em outubro, na Coreia


Projeto de educação da Prefeitura de Santo André é selecionado em concurso internacional
Projeto de educação da Prefeitura de Santo André é selecionado em concurso internacional

Crédito: Helber Aggio/PSA

A partir do projeto “EMEA/ PARQUE ESCOLA: Boas práticas de educação para uma cidadania plena e sustentável”, Santo André se destacou e está entre os dez programas selecionados no Prêmio Cidades Educadoras. A iniciativa visa reconhecer e proporcionar visibilidade internacional ao trabalho que as Cidades Educadoras promovem, destacando boas práticas que podem ser fonte de inspiração para outros municípios.

A cerimônia de entrega dos prêmios acontecerá no dia 28 de outubro, às 13h, em Andong (República da Coreia), no âmbito do Congresso Internacional de Cidades Educadoras 2022. Neste evento, serão apresentadas as iniciativas vencedoras.

Ao todo, 65 experiências de 53 cidades, sete países e três continentes se candidataram ao Prêmio Cidades Educadoras 2022. A escolha das propostas se deu a partir de um complexo trabalho de análise das iniciativas com a atuação de um júri composto por especialistas, representantes do Comitê Executivo da AICE e de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU).

"É uma grande satisfação divulgar que Santo André teve o Projeto do Parque Escola, voltado à Educação Ambiental, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, entre os dez projetos selecionados em concurso internacional promovido pela Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE). Um feito maravilhoso! Orgulho de todos os profissionais da Educação Andreense que participam desde o planejamento, da execução dos projetos, bem como todas as escolas que levam seus alunos às aulas nesse espaço educacional privilegiado", destaca a secretária de Educação Cleide Bauab Eid Bochixio.

A iniciativa indicada pela Secretaria de Educação e selecionada pela AICE traz como foco as ações desenvolvidas na EMEA - Escola Municipal de Educação Ambiental Parque Tangará/Parque Escola, que fica no Bairro Valparaiso, fomenta e promove a educação ambiental para a cidadania e bem-estar social na cidade.

No espaço, são oferecidas aulas exploratórias, oficinas, projetos didáticos, sequências pedagógicas, peças teatrais e cursos para professores, alunos e toda comunidade. 

As temáticas têm como objetivo destacar a educação ambiental, sustentabilidade, conscientização e atuação social dentro das políticas públicas e gestão democrática.  Disponibiliza atividades de formação, atividades de sensibilização/reflexão, saúde, bem-estar, saberes culturais e práticas esportivas.

Além disso, uma agenda mensal voltada aos munícipes apresenta diversidade de cursos e oficinas disparadores e incentivadores para a participação social local.  A programação é estruturada buscando gerar mudanças sociais de forma lúdica, criativa, prazerosa e saudável.

Aice - Fundada em 1994, a Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) é uma entidade sem fins lucrativos constituída como uma estrutura permanente de colaboração entre governos locais que se comprometem a seguir os princípios inscritos na Carta das Cidades Educadoras. Qualquer governo local que aceite este compromisso pode converter-se em membro ativo da Associação, independentemente das suas competências administrativas.

Comente aqui