Data: 15/05/2020 17:27 / Autor: Marcos Imbrizi / Fonte: Secom PSA

Programação do #CulturaemCasaSA traz música, literatura e teatro

Iniciativa da Secretaria de Cultura de Santo André disponibiliza série de atrações online durante o período de isolamento social


Crédito: Divulgação/PMSA

A programação do projeto #CulturaemCasaSA, está repleta de novas atrações nesta semana. Música, teatro, cinema, artes e literatura entre outras linguagens, estarão à disposição gratuitamente nas redes sociais. O destaque, no próximo domingo (17), a partir das 14h, serão as Microestreias da Quarentena, série de oito pequenas peças musicais de compositores convidados da Orquestra Sinfônica de Santo André. O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Cultura de Santo André neste período de isolamento social.

São produções dos diversos espaços da pasta, feitos remotamente, e conteúdos de projetos como Santo André Múltiplos Tons e Festival Multicultural. A programação traz ainda série de lives e trabalhos de parceiros culturais e outros parceiros. Todo o conteúdo está reunido na agenda cultural, disponível em: https://bit.ly/culturaemcasaSA. No site, é possível acessar o link para transmissão de cada atração. 

O videodocumentário sobre a obra do artista paulistano Guto Lacaz será a atração do #Rever da Casa do Olhar Luiz Sacilotto, neste sábado (16), às 16h. E às 18h, o maestro Abel Rocha, na série #OssanoSofá, comentará a Sinfonia n. 5, de Ludwig Van Beethoven. 

A série #OssaemCasa exibirá uma novidade neste domingo. A partir das 14h serão exibidas nas redes sociais da orquestra as Microestreias da Quarentena. Para a realização do projeto, o maestro convidou oito compositores brasileiros, para criar pequenas peças musicais que dialogassem com o momento de isolamento social. 

Início da semana – Marco Monteiro será o convidado do #MúsicosdaOssa na próxima segunda-feira (18), às 12h. Às 18h ele trará uma sugestão cultural no #DicadaOssa. Às 16h o #ELTemCasa apresentará a matéria ‘Introdução ao Pensamento Crítico: Política, Ética e Estética, do 1º ano do Núcleo de Formação de Atrizes e Atores da Escola Livre de Teatro (ELT). No mesmo horário, o #AcervoELD exibirá o vídeo de compartilhamento de processo pedagógico criativo do Núcleo Infantil 2019 da Escola Livre de Dança (ELD). E às 18h, o #NarrativasdoCEUAnaMaria exibirá ‘3 por 1: Bueno, Barato e Rico’, de Sandro Felipe Camargo e Rafael Ramos. 

A programação da próxima terça-feira (19) terá, às 16h, o #ELDemCasa, com a apresentação da matéria ‘Atuação e Composição Cênica: Escuta e (Re)Criação das Memórias em Travessia’, do 2º ano do Núcleo de Formação de Atrizes e Atores da Escola Livre de Teatro (ELT), com a professora Cris Rocha. E às 18h, a regente-assistente da Ossa, Natália Laranjeira, apresentará obras de dois jovens compositores: a Abertura Jobiniana, de Rafel Piccolotto de Lima, e Jardim das Praias de Santos, de João Carlos Rocha. 

A violoncelista Denise Ferrari será a convidada do #MúsicosdaOssa na quarta-feira (20), às 12h. Ela participará também do #DicasdaOssa, às 18h. A série #AçãoTerritorial, a partir das 16h, apresentará entrevistas com Cristina Leminski, coordenadora do CEU Marek, Marilda Brandão, ‘filha da ocupação’ do Centreville’, e David Roberto, morador do Centreville. No mesmo horário, o #ELTemCasa trará a aula do Núcleo de Sonoridades da ELT, com a professora Lucia Gayotto. E às 18h a obra ‘Omelete de Amoras’, parábola de Walter Benjamin, será interpretada pela equipe do Museu de Santo André em mais uma #MuseuemCasaSA. 

O espetáculo A Lagartixa Caolha, da Cia. Malas será a atração do #QuintasLáemCasa, na próxima quinta-feira (21), às 15h. Às 16h o público poderá conferir, no #ELTemCasa, a aula do Núcleo de Iniciação Teatral da ELT, com a professora Ligia Helena, e no #AcervoELCV, exibirá Soberba, na Mostra/Curso Orson Welles realizada em 2016, com o professor Milton Biscaro. Às 18h o #CineOssa terá como convidada Cláudia Priscila. E o #QuintasLáemCasa, às 19h, exibirá show do Grupo Lúmen. 

O violinista Éder Grangeiro participará na próxima sexta-feira (22) do #MúsicosdaOssa, às 18h, e do #DicasdaOssa, às 18h. E às 16h, o #ParceirosGica, contará com a participação de Marcel Melinsky, um dos orientadores do Territórios de Cultura, apresentará a vida da Capitã Marvel e sua Origem, que integrou a oficina de Análise e roteiro para histórias em quadrinho em 2019. 

Lives – A série de lives da semana tem início na próxima terça-feira, às 10h, com a série #vitrineandreense e a participação de Matheus Deak Music & Gear, que apresenta informações sobre equipamentos, discos e apresentações aos apreciadores de música pesada. Às 16h, Giovana Flaminio faz apresentação de yoga e o uso de cristais. 

Na próxima quarta-feira, às 19h, o músico Flávio Marin faz uma performance acerca do isolamento social. A atividade faz pare da #vitrineandreense. E na próxima sexta-feira é a vez de mais um #Conto das 6, Ariani Sudatti apresentará narrativas indígenas baseadas no livro ‘A Queda do Céu’, às 18h. E a cantora e compositora Anasama executa clássicos da Música Popular Brasileira, do Pop internacional e músicas próprias. A apresentação, às 20h, é da série #Fortaleceacenasa. 

O #CulturaemCasaSA é uma iniciativa da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Santo André que visa levar ao público uma programação cultural diversificada e de qualidade produzida em nossa cidade. A programação contará ainda com a participação de produtores culturais e outros parceiros, que poderão se inscrever em: https://bit.ly/participeCulturaEmCasaSA. Aproveite. #FiqueemCasa.

Comente aqui