Data: 08/08/2019 12:11 - Alterado em: 11/10/2019 10:00 / Autor: Caroline Terzi / Fonte: PMSA

Procon Móvel realiza atendimento na rua Coronel Oliveira Lima nesta sexta

Ação ocorre nesta sexta-feira, das 9h às 16h, por conta das compras do Dia das Crianças


Crédito: Alex Cavanha/PSA

Aproveitando a movimentação das compras por conta do Dia das Crianças, os consumidores que passarem nesta sexta-feira (11) pela rua Coronel Oliveira Lima, no Largo da Estátua, poderão receber atendimento gratuito do Procon Santo André, em parceria com a Fundação Procon-SP. Das 9h às 16h, na unidade do Procon Móvel, a população poderá tirar dúvidas, além de receber orientação e material explicativo sobre direitos dos consumidores.

De acordo com a diretora do Procon Santo André, Doroti Gomes Cavalini, alguns cuidados devem ser tomados na hora das compras. “É importante pesquisar e fazer comparação de preços, pois é possível encontrar grandes variações entre estabelecimentos e sites. Além disso, os pais devem evitar levar os filhos aos estabelecimentos para adquirir o presente. Muitos pais são influenciados pelas crianças na hora de escolher os brinquedos e, agindo por impulso, compram desnecessariamente, o que pode vir a comprometer o orçamento familiar”.

Ainda de acordo com a diretora do Procon, a escolha do presente deve ser de apropriada à idade da criança. É necessário ainda verificar as orientações da embalagem, se há selo do Inmetro, e conferir se a descrição condiz com o produto. “É importante observar e evitar brinquedos que possam causar cortes, ou que sejam inflamáveis, movidos à energia elétrica, contenham vidros perigosos ou produtos químicos prejudiciais”, ressalta.

Vale destacar que o comerciante não é obrigado a fazer a troca de produtos que não apresentem defeitos. Em caso de arrependimento, nas compras feitas pela internet, independentemente de defeito ou da satisfação do cliente, o consumidor tem o direito de desistir e devolver o produto num prazo de sete dias, contados a partir do recebimento. Os custos com frete e/ou Correios ocorrerão por conta do fornecedor.

Os produtos importados estão cobertos pelas mesmas regras do Código de Defesa do Consumidor. Por isso, no ato da compra o comprador tem que exigir o manual de instruções (em português) e o certificado de garantia. A nota fiscal deve ser exigida e guardada. Ela é a ferramenta para garantir que os direitos de consumidor sejam respeitados.

O consumidor que mora na cidade e tem interesse em esclarecer dúvidas ou solicitar atendimento, também pode se dirigir à sede do Procon Santo André, que fica na rua Arnaldo, 49, na Vila Bastos.

Em situações de primeiro atendimento, o horário é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, com distribuição de senhas. Não existe agendamento prévio. O munícipe deve levar cópias do RG e do CPF, além do comprovante de residência no nome da pessoa e os documentos referentes à reclamação.

Caso o titular da reclamação não possa comparecer, deve fazer uma procuração simples para ser representado no atendimento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3356-9200

Procon Móvel atende em Santo André

Endereço: Calçadão da rua Coronel Oliveira Lima (Largo da Estátua) – Centro

Data: 11/10/19 (sexta-feira)

Horário: 9h às 16h

Comente aqui