Data: 23/03/2020 22:04 / Autor: Daniel Betega / Fonte: Secom PSA

Prefeitura de Santo André restringe gratuidade de idosos nos ônibus municipais

Objetivo é desestimular uso do transporte público nos horários de pico; benefício estará disponível apenas entre 9h e 16h


A Prefeitura de Santo André irá restringir, a partir desta terça-feira (24), a gratuidade dos idosos que utilizam o transporte público municipal. O benefício para os passageiros com 60 anos ou mais poderá ser utilizado exclusivamente no período entre 9h e 16h. Fora deste horário, o Cartão Prioridade e o Cartão Melhor Idade estarão bloqueados.

A medida vale por tempo indeterminado e visa preservar a vida dos idosos em meio à pandemia do novo coronavírus, desestimulando a utilização dos ônibus em horários de pico. A SATrans, autarquia que administra os serviços de transporte na cidade, orientou as empresas que desativem as gratuidades fora desta faixa de horário (9h às 16h), impossibilitando a utilização do benefício.

Os motoristas também vão orientar os idosos sobre a utilização dos ônibus apenas em casos de extrema necessidade, além da importância da higienização com álcool em gel nos displays instalados nos veículos. Caso o idoso queira, mesmo assim, realizar a viagem, será orientado a pagar a passagem normalmente.

As medidas impostas são necessárias por conta da grande quantidade de idosos utilizando as linhas municipais. "Estamos em uma guerra invisível, com um inimigo invisível e é muito importante a conscientização sobre a importância de ficar em casa para preservar vidas e frear a disseminação do coronavírus em nossa cidade", destacou o prefeito Paulo Serra.

O número de viagens realizadas por idosos vem caindo dia após dia, mas ainda assim há um público que não segue as orientações da Prefeitura. Na última quarta-feira (18), por exemplo, cerca de 24 mil viagens foram realizadas por idosos nos ônibus municipais.

No último final de semana a utilização do transporte público municipal pelos idosos teve queda de mais de 80%. No sábado (21) foram realizadas cerca de 3.000 viagens de passageiros com 60 anos ou mais e no domingo (22) foram aproximadamente 1.300 viagens.

Gratuidade de idosos nos ônibus municipais de Santo André apenas fora dos horários de pico
Gratuidade de idosos nos ônibus municipais de Santo André apenas fora dos horários de pico

Crédito: Angelo Baima/PSA

Comente aqui