Santo André Segurança

Prefeitura de Santo André entrega nova sede de batalhão da Polícia Militar

Município investiu R$ 589 mil em obras de adequação de prédio, que passa a abrigar a 1ª Companhia do 41º Batalhão da PM

  • Data: 28/10/2019 08:10
  • Alterado: 22/08/2023 21:08
  • Autor: Daniel Betega
  • Fonte: Secom PSA
Prefeitura de Santo André entrega nova sede de batalhão da Polícia Militar

Prefeitura de Santo André entrega nova sede de batalhão da Polícia Militar

Crédito:Helber Aggio



O prefeito Paulo Serra e o governador João Doria inauguraram neste domingo (27) a nova sede da 1ª Companhia do 41º Batalhão da Polícia Militar Metropolitano (BPM/M), localizada na rua Curupaiti, no bairro Paraíso. O prédio que abriga o equipamento é municipal e recebeu obras de adequação realizadas pela Prefeitura de Santo André. As intervenções contaram com investimento de R$ 589 mil e incluem novas redes hidráulica e elétrica, execução de serviços de pintura, colocação de nova cobertura, revitalização dos canteiros de vegetação de todo o terreno e construção de novas passagens com acessibilidade. O prédio estava em concessão de uso para a entidade Lar São Francisco, que devido ao término do período de contrato devolveu o equipamento público para o município.

“Nunca fugimos da responsabilidade de enfrentar a questão da segurança junto ao Estado, e não apenas jogando o problema para o outro. Unidos já conquistamos diversos avanços e os resultados estão expostos nos índices de criminalidade que estão caindo continuamente. Um exemplo é o roubo de veículos, que caiu 45% na cidade. Este batalhão nos auxiliará neste trabalho, com mais este símbolo de integração. Aqui entregamos uma boa estrutura e o máximo respeito para a Polícia Militar trabalhar”, comentou o prefeito Paulo Serra.

As novas instalações possuem 720 m² construídos em uma área total de 1.400 m². As dependências são divididas em dois blocos, sendo um para a administração e outro de alojamentos e uma edícula. Ao todo, o espaço contempla oito salas, 15 banheiros e seis alojamentos. O equipamento vai funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana. “Este é mais um fruto da parceria entre os poderes. O prefeito ouviu a população, uniu forças e trouxe mais esta conquista, nesta ação conjunta. Estamos assim contribuindo com a segurança desta região, colocando 14 viaturas e 112 policiais militares. Nove bairros da cidade vão receber rondas diretamente, mas toda a cidade ganhará com o serviço de segurança”, destacou o governador João Doria.

Chefiada pelo capitão Fernando Kazuo Nagatomi, a 1ª Cia do 41º BPM/M atende a cerca de 60 mil habitantes moradores dos bairros do Centro, Casa Branca, Vila Alice, Vila Bastos, Vila Valparaíso, Vila Floresta, Vila Scarpelli, Jardim Bela Vista e Jardim Ocara.

Investimentos em segurança – A construção da sede da 1º Companhia do 41º BPM/M se soma a várias outras iniciativas da Prefeitura de Santo André na área da segurança. A cada nova medição realizada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP) os números seguem trajetória de queda. No último mês de setembro o número de roubos de veículos caiu 29,19% na cidade. Os dados de furtos em geral também apresentam trajetória de declínio, caindo 10,58%. As ocorrências de roubos em geral também apresentaram queda de 4,9%.

A queda nos índices criminais em Santo André é resultado de diversas ações voltadas para aumentar a segurança da população. O Centro de Operações Integradas (COI) é um dos exemplos de iniciativa que gera bons resultados. O COI interliga imagens de mais de 300 câmeras em um único espaço, permitindo que a cidade realize monitoramento constante de ruas e avenidas. Os bons resultados obtidos também são resultado de um conjunto de ações tomadas pelas forças de segurança do município que criaram o Comitê Integrado de Segurança (CIS), além da adesão do município ao programa Detecta, que sincronizou diversas câmeras de monitoramento para identificar, por meio da leitura da placa, veículos que estão com queixa de roubo.

A articulação das forças policiais é fundamental para a concretização de diversas operações policiais, como a Sono Tranquilo, a Integrada Municipal e a Ponto Seguro. A Guarda Civil Municipal participa ativamente de todas estas operações, incluindo as organizadas pela Polícia Militar, como a Força Total, Integrada Metropolitana e Paz Pública.

Compartilhar:
1
Crédito:Helber Aggio
1
Crédito:Helber Aggio
1
Crédito:Helber Aggio
1
Crédito:Helber Aggio Prefeitura de Santo André entrega nova sede de batalhão da Polícia Militar










Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados