Data: 20/01/2022 13:38 / Autor: Andréa Brock / Fonte: ABCdoABC

Prefeito Paulo Serra anuncia obras do futuro Hospital Veterinário Municipal

Obras estão previstas para o segundo semestre e atenderá animais da população de baixa renda


Maquete das futuras instalações do Hospital Veterinário Municipal anunciado pelo prefeito Paulo Serra
Maquete das futuras instalações do Hospital Veterinário Municipal anunciado pelo prefeito Paulo Serra

Crédito: Divulgação

O prefeito de Santo André, Paulo Serra, anunciou em suas redes sociais que a cidade irá ter um Hospital Municipal Veterinário para tratar gratuitamente cães e gatos. A estrutura será construída, de acordo com o prefeito, no Parque Central e terá capacidade para fazer cirurgias e castrações, além de atendimento emergencial. O prefeito salientou que se trata de um compromisso assumido desde o primeiro dia de sua administração e que agora “irá sair do papel”.

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, o Hospital Veterinário Municipal contará com dois pavimentos. O piso térreo contará com uma área de 407,6 metros quadrados e o piso superior terá 302,9 metros quadrados. O equipamento contará com duas salas cirúrgicas, quatro consultórios para consultas, salas de pré e pós-cirúrgico, salas de internação e de observação. Além da recepção e espera, está previsto um solarium para cães e gatos, sala de cadastro de adoções, área administrativa, copa, laboratório. O projeto contempla ainda salas de coleta, expurgo, esterilização, banho e tosa. 

A previsão é que as obras tenham início no primeiro semestre deste ano, com 12 meses de duração após a assinatura da ordem de serviço.

Castrações
Com o objetivo de combater o abandono, por meio da GCZ (Gerência de Controle de Zoonoses), a Prefeitura possui o programa de castração de cães e gatos, que, segundo a assessoria de imprensa, é oferecido desde 2017 gratuitamente. Segundo informações da assessoria, o tutor deve ser morador de Santo André e o animal ter acima de quatro meses. O interessado deve comparecer à GCZ (Rua Iagarapava, 239, Valparaíso), munido de RG, CPF, comprovante de endereço atual e em nome do tutor, além da carteirinha do animal atualizada com a vacinação contra raiva (caso não tenha a vacina só comparecer com animal que é vacinado). O serviço funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 16h30. A inclusão no programa de castração municipal atende com prioridade animais de tutores inscritos em programas sociais e de acordo com a situação epidemiológica da região e situações sanitárias, conforme leis federais.

Outro aliado importante é o serviço Castramóvel, que segundo a assessoria, os trabalhos foram retomados em 2021 após a flexibilização das medidas restritivas impostas pela pandemia do novo coronavírus, mas respeitando todos os protocolos sanitários e de segurança. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, em 2021 foram realizadas 3.044 castrações no município. Desde o início do programa, em 2017, foram 14.534 animais castrados. As solicitações de serviços podem ser feitas ainda pelo 0800 019 1944 ou pelo aplicativo Colab. 

Protetores
A causa animal tem sido alvo de críticas desde o início da gestão do prefeito Paulo Serra. A protetora de animais Ione da Silva Saurus Armelin, de Santo André, afirma que o Hospital Veterinário Municipal não irá resolver o problema da comunidade mais carente que tem um animal de estimação. “O certo seria fazer clínicas nas áreas mais carentes para facilitar o atendimento da população que não tem como se deslocar até o Parque Central para levar seus animais de estimação “, afirma a protetora.

Já a protetora Rozana Salles, de Santo André, afirma que as “ações prometidas pelo governo estão demorando demais para sair do papel”.

A vereadora Ana Veterinária, que já ocupou o cargo de chefe de Vigilância Sanitária e foi eleita no município tendo como uma das bandeiras a defesa da causa animal acredita que a pandemia atrapalhou muito as ações que estavam previstas para acontecerem antes. Ela afirma que a falta de informação por parte da população dos projetos em andamento contribui para que as pessoas acreditem que nada está sendo feito. “O importante é que agora foi anunciado pelo prefeito”, afirma a vereadora.

Maquete das futuras instalações do Hospital Veterinário Municipal anunciado pelo prefeito Paulo Serra
Maquete das futuras instalações do Hospital Veterinário Municipal anunciado pelo prefeito Paulo Serra

Crédito: Divulgação

Comente aqui