Data: 16/04/2013 19:15 / Autor: Daniela Mian / Fonte: Secom PSA

Planetário inicia sessões para crianças da rede municipal de ensino

Aulas focadas de astronomia começam nesta terça-feira (16); primeiras turmas participarão da Olimpíada Brasileira de Astronomia


Planetário Johannes Kepler é o mais moderno planetário do Brasil
Planetário Johannes Kepler é o mais moderno planetário do Brasil

Crédito: Elson Rocha/PSA

Nesta terça-feira (16), foram retomadas as visitas das crianças da rede municipal de ensino de Santo André ao Planetário Johannes Kepler, localizado na Sabina Escola Parque do Conhecimento. Neste ano, as visitas serão destinadas aos alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, que têm aulas de astronomia na grade curricular.

“Diferentemente de outros planetários no Brasil, nós focamos na qualidade e não na quantidade. O conteúdo que as crianças recebem em sala de aula é reforçado e ampliado aqui no espaço”, explicou o astrônomo Marcos Rogério Calil, coordenador científico do planetário andreense.

As atividades são ministradas no formato de aula focada de astronomia. Na primeira etapa, as crianças percorrem os 740m² do Laboratório Astronômico, cruzando o circuito composto por painéis, planetas suspensos em escala real de tamanho e distância, o Telúrio, onde observam as fases da lua, eclipse e as estações do ano, além de áreas com informações sobre astronáutica, eixo espacial, as estrelas que figuram na bandeira nacional e o Cruzeiro do Sul.

Na sequência, os alunos vão para a Sala de Projeção, onde assistem a filmes específicos para cada série. No final, há um bate-papo com astrônomos da equipe do planetário.

Até o início de maio, serão atendidas cerca de 1.200 crianças de turmas que participarão da Olimpíada Brasileira de Astronomia, cuja prova será realizada no dia 10. Depois, os agendamentos até o final do ano vão abranger todas as classes do 4º e 5º anos da rede municipal.

As sessões são abertas ao público geral aos sábados, domingos e feriados, com início às 13h30 e às 16h. Os ingressos custam R$ 10 para circular apenas pela Sabina e R$ 15 com direito ao planetário.

PLANETÁRIO JOHANNES KEPLER – Santo André abriga o mais moderno planetário do Brasil, inaugurado em 2011. Localizado na Sabina Escola Parque do Conhecimento, o planetário Johannes Kepler é o único com sistemas de projeção ótico e digital, que funcionam de forma sincronizada para reproduzir quase seis mil estrelas pontuais, com brilho, cores e cintilações semelhantes aos da natureza.

Para proporcionar aos visitantes uma experiência inesquecível em um céu estrelado, foram integrados dois projetores Sony que exibem imagens em 360º (full dome). O resultado é um conjunto tecnológico de última geração que reúne um sistema imersivo de altíssima qualidade para a reprodução de imagens, vídeos e animações, proporcionando incríveis efeitos visuais.

O projetor instalado no planetário Johannes Kepler é do modelo Starmaster SB, fabricado pela Empresa Alemã Carl Zeiss. O equipamento utiliza sofisticado sistema de automação eletromecânica, combinado com aparato ótico de qualidade sem precedentes. Com ele, as estrelas e os planetas são projetados sobre uma cúpula em formato hemisférico de 18 metros de diâmetro. Sob ela,  a plateia, acomodada em 247 poltronas e 13 espaços para cadeirantes, tem a ilusão de observar o céu real.

Comente aqui