Data: 03/08/2020 20:13 / Autor: Redação / Fonte: ABCdoABC

Pedrinho Botaro fala sobre projetos e novidades na Câmara de Santo André

Mesmo com a atual pandemia, legislativo repassa R$1,5 milhão para executivo


Diversos assuntos importantes para o município foram abordados, principalmente os temas voltados à pandemia do Covid-19, bem como a situação econômica no geral.

A Câmara vem desenvolvendo diversos processos administrativos, estes que geraram uma boa economia, ainda mais no atual momento mundial. Em uma devolução antecipada de parte dos recursos, o legislativo conseguiu passar R$1,5 milhão para o executivo do município.

Alguns pontos tiveram grande valia para essa economia, por exemplo, a conta de luz, os carros parados e a não emissão de correspondências. Principalmente, tendo em vista a necessidade do isolamento social.

Pedrinho também reforçou, como os Vereadores abraçaram a corrente do bem durante essa pandemia, que ainda segue em todo o mundo.

“Durante todo esse processo, os Vereadores, cada um na sua realidade, também contribuíram, alguns para o Fundo Social de Solidariedade e outros para entidades assistenciais. Realmente, foi um momento que o legislativo teve muito para contribuir, e contribuiu.”

Sessões Virtuais

Como dito anteriormente, a necessidade do isolamento social foi geral, chegando, inclusive, à Câmara Municipal de Santo André. Por isso, uma das formas encontrada para continuar com os projetos em andamento, foram as sessões virtuais.

Inclusive, no ABC, a Câmara andreense foi a com mais sessões durante todo esse período, que não impediu que debates acontecessem e projetos de lei fossem aprovados. Além disso, as duas reuniões semanais foram mantidas, sempre prezando pela qualidade dos serviços.

Problemas com boletos da ENEL

Moradores de Santo André tiveram problemas com valores acima da média em suas contas de energia. Diversas reuniões já foram feitas acerca do tema, principalmente como uma tentativa de explicar o que houve nesse período de pandemia.

Quando questionado, o Vereador e Presidente da Câmara, lembrou da importância de um diálogo entre instituições e população, principalmente em assuntos delicados e que geraram grande repercussão.

“Nós fizemos mais de um requerimento, e a ENEL já esteve, informalmente, explicando os acontecidos. Primeiro, foi aquela questão do acúmulo de não ter sido medido ao longo do tempo. Esse é um problema, porque são questões que você precisa exacerbar bastante para a população.”

Reabertura da economia

Como já é do conhecimento de todos, a reabertura da economia é uma realidade em Santo André. Diante de medidas de segurança, os comércios de rua e shoppings retomaram as atividades.

Muitas pessoas são contrárias à flexibilização, como lembrou Pedrinho, porém diversos empreendedores necessitam dessa retomada gradual, principalmente para arcarem com custos de estoque, funcionários, etc.

O Presidente da Câmara também enfatizou sobre a ajuda e disponibilidade do Prefeito Paulo Serra nesse momento de reabertura.

“O prefeito Paulo Serra atendeu muitas categorias junto comigo. Estamos discutindo o protocolo de flexibilização para vários setores, junto com as secretárias e, claro, sob a chancela do Governo do Estado.”

Ouvidoria e escola do Legislativo

Durante a entrevista exclusiva, mais duas novidades entraram em pauta. A primeira, sobre a ouvidoria do Legislativo, que irá permitir um contato da classe política com a população.

Pedrinho, aproveitou o momento e anunciou uma novidade sobre o site: 

"Em primeira mão, vou anunciar que o site está sendo totalmente reformulado e, em breve, vamos lançar um novo, com acessibilidade, mais informações e mais transparência"

O Presidente e Vereador também lembrou que dentro da temática envolvendo o contato com a população, existe o aplicativo Somos Parte, que foi uma criação dele durante o mandato como Vereador.  

A outra novidade, ficou a cargo da escola do Legislativo, que vai oferecer cursos, debates e atividades. O objetivo é a formação dos servidores e também da população. Outro ponto bem legal, é que o projeto vai contar com a participação do Ministério Público e do Tribunal de Contas.

Eleições 2020

Sobre as eleições deste ano, Pedrinho Botaro lembra da importância de exercer o direito ao voto, bem como pesquisar sobre os candidatos.

"Não vote em qualquer um. Você precisa analisar o currículo da pessoa, a história e o que ela já fez.”

Além disso, o Vereador e Presidente enfatizou, que quando você não vota, corre o risco de ser governado por alguém que as outras pessoas escolheram.

Considerações finais

Em sua fala sobre as considerações finais, Pedrinho garante que sai satisfeito, principalmente, porque respeitou a classe política, os vereadores de oposição e os vereadores de situação.

Pedrinho Botaro encerrou a entrevista exclusiva com uma fala muito importante, principalmente para os dias atuais, em que vivemos uma era tão complicada.

“Que o respeito prevaleça para a questão de gênero, para a questão de religião e, principalmente, para a questão política partidária.”

ABCdoABC entrevista Pedrinho Botaro
ABCdoABC entrevista Pedrinho Botaro

Crédito: Odair Junior/ABCdoABC

Comente aqui