Data: 16/05/2019 17:24 / Autor: Redação / Fonte: ELCV

Palestra gratuita sobre acessibilidade audiovisual acontece em Santo André

“Acessibilidade audiovisual: Janela de Libras” acontece no dia 27 de maio, das 16h às 19h no ELCV. A palestra será ministrada pela tradutora Paloma Bueno


Paloma Bueno | Acessibilidade audiovisual: janela de Libras

Crédito: ELCV

 “Acessibilidade audiovisual: Janela de Libras” tem como seu principal objetivo apresentar uma introdução sobre acessibilidade audiovisual, leis e normas que regulamentam a inserção da janela de Libras, o direito dos surdos ao acesso à informação e comunicação, e propor reflexões sobre a inclusão do público surdo por meio de produções audiovisuais acessíveis. Para isso, iniciaremos uma apresentação expositiva sobre a importância da janela de Libras, conceitos sobre acessibilidade, legislação, normas técnicas, guias e normativas da Ancine. Em seguida, com a finalidade de discutir e refletir sobre a importância da acessibilidade, será proposto um debate a partir da observação dos participantes, provocada pela seguinte questão “não consumo porque não tem acessibilidade, não se faz acessibilidade porque não tem público”.
A palestra será ministrada por Paloma Bueno é tradutora e intérprete de Libras, atua com acessibilidade audiovisual/janela de Libras para filmes, documentários, campanhas políticas, Tv Câmara de Jacareí, videoaulas, vídeos institucionais. Filiada à ABRATES - Associação Brasileira de Tradutores e Intérpretes, SINTRA - Sindicato Nacional dos Tradutores e WASLI - Associação Mundial de Intérpretes de Língua de Sinais. Mestranda em Linguística Aplicada, pós-graduada em tradução e interpretação da Libras.

PONTO MIS
Pontos MIS é um programa de circulação e difusão audiovisual que visa promover a formação de público e a circulação de obras do cinema. Estabelecendo parcerias para criar pontos de difusão audiovisual espalhados pelo Estado.  O programa é uma parceria entre o Museu da Imagem e do Som - MIS e as cidades do Estado.
O MIS entra com a programação e o material de divulgação e a cidade com a infra-estrutura necessária (espaço adequado para as exibições, equipamentos, equipe e divulgação local). Mensalmente, enviamos um programa de filmes diferente para ser exibido, na maior parte das vezes composto por 1 curta e 1 longa-metragem, acompanhado de uma atividade complementar, que pode ser um bate papo com o diretor do filme ou uma oficina audiovisual. Estamos ampliando a área de atuação do MIS, estabelecendo parcerias para criar pontos de difusão audiovisual espalhados pelo Estado, levando, assim, ações do MIS a lugares sem a mesma infraestrutura. Levar a programação do MIS para outros centros é uma das linhas de atuação da atual gestão do Museu. Ressaltamos a importância do programa, que busca democratizar o acesso ao cinema, a fim de contribuir para a formação de platéias, a difusão de filmes e o estímulo à produção local.

SERVIÇO
Acessibilidade audiovisual: janela de Libras - Com Paloma Bueno - Oficina Ponto MIS
Data: 27/05
Horário:16h às 19h
Local: ELCV
Endereço: Av. Utinga, 136 - Vila Metalúrgica - Santo André



Comente aqui