Data: 14/06/2019 09:32 / Autor: Daniel Betega / Fonte: Secom PSA

Operação Lata Velha recolhe 68 veículos abandonados nas ruas de Santo André

Ação do Departamento de Engenharia de Tráfego intensifica notificações aos proprietários e retirada de automóveis que apresentam sinais de má conservação


Operação Lata Velha recolhe 68 veículos abandonados nas ruas de Santo André em dois meses
Operação Lata Velha recolhe 68 veículos abandonados nas ruas de Santo André em dois meses

Crédito: Alex Cavanha/PSA

A Prefeitura de Santo André intensificou o trabalho de recolhimento de veículos abandonados nas ruas e avenidas da cidade com a implantação da Operação Lata Velha. A situação de abandono é caracterizada por qualquer veículo estacionado em local público e com sinais aparentes de má conservação, como ferrugem, pneu murcho, sujeira, vidros quebrados e mato.

A partir do momento em que um munícipe registra reclamação sobre veículo abandonado, agentes do Departamento de Engenharia de Tráfego (DET) realizam uma vistoria preliminar no local e afixam uma notificação no automóvel - caso o mesmo tenha placa. Caso nenhuma providência seja tomada por parte do proprietário ou responsável após cinco dias da data de notificação, o automóvel é considerado abandonado e poderá ser guinchado a um dos pátios municipais. Nos casos de veículos sem placa estes são considerados sucatas e podem ser removidos sem aviso ou notificação. A remoção poderá ser realizada em até 15 dias após o registro da denúncia.

A proporção no número de solicitações registradas por moradores para a retirada de veículos abandonados aumenta a cada mês. Em abril foram registradas 65 solicitações de munícipes, muitas delas com mais de um veículo abandonado por pedido. Foram emitidas 74 notificações e recolhidos 12 automóveis, cujos proprietários não apareceram.

Em maio o número de solicitações de munícipes foi de 150, resultando em 158 notificações para retirada dos veículos das vias públicas. Destas, 56 não foram atendidas pelos proprietários e os automóveis foram recolhidos. Considerando os meses de abril e maio, a Prefeitura recolheu 68 veículos abandonados das ruas.

Caso o veículo seja guinchado e posteriormente seu dono tenha interesse de retirá-lo do pátio, o proprietário deverá pagar as pendências financeiras (multas, licenciamento, IPVA) junto ao Detran e retirar um ofício de liberação. No pátio o responsável deve arcar com o valor da diária (R$ 35,24 para veículos de passeio e R$ 50,85 para caminhões), custos da apreensão e remoção (R$ 113,30) e os custos do guincho (R$ 261,63). Nos casos em que o veículo recolhido não é requerido pelo proprietário, este vai a leilão no prazo de 180 dias.

A recolha de veículos em estado de abandono é fundamentada pelo decreto municipal 14.753 de 2002, que regulamenta a Lei nº 7.668, de 16 de junho de 1998, alterada posteriormente pela Lei nº 8.215 de 11 de julho de 2001 e que dispõe sobre o recolhimento de veículos e carcaças de veículos abandonados nos logradouros do município. Qualquer cidadão pode denunciar o abandono de veículos para a Prefeitura pelo telefone 0800 0191944, na Praça de Atendimento no Paço Municipal ou nos Postos SIM da Prefeitura.

Crédito: Alex Cavanha/PSA

Comente aqui