Santo André Sociedade

Operação Inverno realizou o acolhimento de 576 pessoas em situação de rua

Acionamentos por parte da população contribuíram para o sucesso na abordagem; ação segue em andamento

  • Data: 11/07/2019 09:07
  • Alterado: 11/07/2019 09:07
  • Autor: Caroline Terzi
  • Fonte: PMSA
Operação Inverno realizou o acolhimento de 576 pessoas em situação de rua

Crédito:Divulgação/PSA

A Prefeitura de Santo André realizou o acolhimento de 576 pessoas em situação de rua entre a última sexta-feira (5) e terça-feira (9), quando as noites registraram frio intenso. Neste período, o município reforçou a atuação das equipes de abordagem social. As ações fazem parte da Operação Inverno, que seguirá em andamento.

A participação da população tem sido fundamental. Entre sexta e terça-feira houve 101 acionamentos de munícipes que indicaram às equipes da Prefeitura a localização de pessoas em situação de rua vulneráveis ao frio. Neste período, foram entregues 160 cobertores e 201 kits alimentação. O município disponibiliza 140 vagas para acolhimento e, em caso de necessidade, vagas emergenciais para suprir a demanda.

Como a ação prossegue por tempo indeterminado, a orientação é que o munícipe entre em contato em qualquer um dos telefones das equipes do serviço de abordagem social nos números do Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) de Santo André: 4427-6207 e 4432-2182.

Outra opção é entrar em contato com o COI (Centro de Operações Integradas) pelo telefone 199. Durante estas cinco noites, o serviço recebeu 11 acionamentos de munícipes, o que contribuiu no reforço do atendimento às pessoas mais vulneráveis.

“De um modo geral percebemos a mobilização e sensibilização da população nesta iniciativa, o que contribuiu significativamente nas abordagens destas cinco noites. A Operação Inverno continua e, havendo baixas temperaturas anunciadas pela Defesa Civil, retornaremos com a força-tarefa para percorrer a cidade”, pontuou o secretário de Cidadania e Assistência Social, Marcelo Delsir, que destacou que a operação envolveu 25 profissionais em sua organização, sendo que 13 atuaram diretamente na abordagem e busca ativa de pessoas em vulnerabilidade.

A Operação Inverno tem como objetivo realizar o acolhimento necessário de forma efetiva a quem mais precisa com ações integradas e diversos canais disponíveis. As equipes de abordagem social atuam diariamente, das 18h às 6h. Nas últimas cinco noites, foram incluídos três carros de apoio para acolhimento das pessoas em situação de rua. Para os que aceitam auxílio é ofertada alimentação, local para banho e higiene, além de cobertores.

Campanha do Agasalho – A partir de iniciativa do Fundo Social de Solidariedade de Santo André em parceria com o Fundo Social de São Paulo, a população pode contribuir a partir de doações nas Lojas Solidárias, localizadas nos shoppings Grand Plaza, ABC, Atrium e Shoppinho Santo André. Além dos mais de 330 pontos espalhados pela cidade, nos endereços do link: http://www2.santoandre.sp.gov.br/images/Arquivo/Campanha-do-Agasalho-2019—Lista-Oficial.pdf

Compartilhar:
1
Crédito:Divulgação/PSA
1
Crédito:Divulgação/PSA
1
Crédito:Divulgação/PSA










Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados