Data: 10/07/2020 13:50 / Autor: Renan Muniz de Sales / Fonte: PMSA

Operação Comércio Responsável estimula publicação de boas práticas durante isolamento

Ação será realizada por meio da plataforma Colab


Operação Comércio Responsável estimula publicação de boas práticas durante isolamento social
Operação Comércio Responsável estimula publicação de boas práticas durante isolamento social

Crédito: Angelo Baima

Como forma de estimular a disseminação de boas práticas adotadas por comerciantes e prestadores de serviço durante a reabertura gradual das atividades, após medidas de isolamento social causadas pela pandemia de Covid-19, a Prefeitura de Santo André lançou nesta sexta-feira (10), uma campanha no aplicativo Colab.

A iniciativa propõe que usuários da plataforma registrem os estabelecimentos que estão seguindo as normas de forma exemplar e criativa, seguindo todas as medidas preventivas previstas em decreto.  A ação, que pode ser feita pelo aplicativo ou por meio do site http://stg-consultas.colab.re/protocoloscovidnocomercio, tem como objetivo valorizar e identificar as boas práticas na cidade.

Santo André e Colab têm parceria desde 2018. A plataforma colaborativa permite aos cidadãos o registro de ocorrências e denúncias. A cidade conta com 20 mil munícipes cadastrados e quase 40 mil demandas registradas e solucionadas até o momento.

Se anteriormente o foco da plataforma era apenas denúncia, agora também passará a registrar as boas medidas adotadas pelos estabelecimentos durante a reabertura gradual das atividades.

Desde a última segunda-feira (6), Santo André se encontra na fase amarela do Plano São Paulo, do Governo do Estado. A transição para a fase atual permitiu a abertura de restaurantes, bares, salões de beleza e barbearias, com as devidas restrições e protocolos de segurança. A partir desta data, também houve ampliação no horário de atendimento de estabelecimentos que já estavam liberados para funcionar desde o dia 15 de junho.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, os cuidados com a reabertura têm sido constantemente dialogados com os setores de hotelaria, alimentação, salões de beleza, comerciantes, clubes, entre outros. “Inúmeros empresários têm dado aula de higiene e preparação para essa volta gradual das atividades. Essas boas práticas estão levando Santo André a uma reabertura consciente e responsável”, disse.

Com percentual de isolamento que chegou a aproximadamente 70% durante a pandemia, Santo André preparou da melhor forma a reabertura gradual das atividades. Foram realizados mais de 41 mil testes para a reabertura, testagens estas que também foram feitas com shoppings e com os principais corredores comerciais da cidade.

Como parte da Operação Comércio Responsável, a Prefeitura de Santo André instalou Pit Stops da Prevenção em corredores comerciais, como na rua Coronel Oliveira Lima, onde há higienização com álcool em gel, aferimento de temperatura e distribuição de máscaras.

Segundo Evandro Banzato, a cidade de Santo André se pautou desde o início em três pilares: isolamento, estruturação da saúde e testagem em massa. “Agora o Comércio Responsável tem sido conduzido com todos os cuidados com a saúde e diálogo com as categorias sobre as medidas mais seguras de flexibilização. Estamos cientes do bom trabalho que temos feito junto com a iniciativa privada e cidadãos. O que coroa isso tudo é que somos uma das poucas cidades que avançaram de fase na reabertura do Plano São Paulo”, afirmou o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego.

A Prefeitura de Santo André seguirá monitorando as atividades com operações de orientação e fiscalização, visando que todas as regras de funcionamento do comércio sejam cumpridas.

plataforma Colab
plataforma Colab

Crédito: Alex Cavanha

Comente aqui