Santo André Palestra

OAB Santo André promove primeiro Congresso de Criminologia e Vitimologia

Evento compõe programação Especial da Mulher e terá palestras sobre feminicídio, violência doméstica, atendimento às mulheres e muito mais

  • Data: 05/03/2020 09:03
  • Alterado: 05/03/2020 09:03
  • Autor: Redação
  • Fonte: OAB Santo André
OAB Santo André promove primeiro Congresso de Criminologia e Vitimologia

Crédito:

A 38ª Subseção da OAB de Santo André, presidida pela Dra. Andréa Tartuce, promove, no próximo dia 9, o primeiro Congresso de Criminologia e Vitimologia do município. O encontro é realizado por meio da Comissão de Criminologia e Vitimologia, instalada recentemente na Casa de Advocacia e Cidadania Andreense, e é formado por sete palestras, sendo que quatro delas são específicas da programação Especial da Mulher.

“Nosso mês de março é voltado especial para o Dia Internacional da Mulher, ampliando a data para além do dia 8 com atividades ao longo de todo o mês. Exemplo disso é o Congresso de Criminologia e Vitimologia que abordará temas como feminicídio, violência doméstica, atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência, gaslighting como forma de violência contra a mulher e a presença feminina na política institucional”, destaca a Dra. Andréa Tartuce, presidente da OAB Santo André.

Para aqueles que não atuam na área de Direito Criminal ou Penal, os conceitos de Criminologia e Vitimologia podem ser desconhecidos. São essas as ciências que estudam o comportamento antissocial criminoso e o perfil comum de vítimas de determinados crimes ou delitos, respectivamente. Isso, para o advogado criminalista, é essencial para entendimento do cenário que compõem o crime sob investigação da Justiça. No caso dos temas em que a mulher é tida como potencial vítima, especialmente, há ainda questões sociológicas enraizadas que precisam ser avaliadas pela Justiça, como o machismo institucionalizado, por exemplo.

O Congresso reunirá ainda importantes nomes do Direito e do Judiciário, como: Dra. Rosmary Corrêa, primeira delegada da primeira Delegacia de Defesa da Mulher do Estado de São Paulo; Dr. Antonio Baptista Gonçalves, presidente da Comissão de Criminologia e Vitimologia da OAB Butantã e vice-presidente da mesma Comissão da OAB Santo André; Dra. Katia Boulos, diretora Nacional de Relações Institucionais da Associação de Direito de Família e Sucessões (ADFAS); Dr. Flávio Katinskas, assessor especial da presidência da OAB Butantã e presidente da Comissão de Direito Penal e Direito Processual Penal da mesma Subseção; Dra. Marilza Nagasawa, coordenadora Regional da Mulher Advogada da região ABCDMRR/OAB-SP; Dra. Andréa Cristina D’Angelo, advogada criminalista e presidente da Comissão de Direito Penal e Processual Penal da OAB Santana; e Dra. Maria Odete Duque Bertasi, presidente eleita da Associação das Advogadas, Estagiárias e Acadêmicas de Direito do Estado de São Paulo (ASAS).

Congresso de Criminologia e Vitimologia de Santo André

Data: segunda-feira, dia 9 de março

Horário: das 9h às 18h

Local: Auditório da OAB Santo André

Endereço: Avenida Portugal, 233, Centro, Santo André

Inscrições: (11) 4994-3040 ou secr38_stoandre@oabsp.org.br

Entrada mediante a doação de um pacote ou lata de leite em pó (400g)

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 05/03/2020 09:03
  • Alterado: 05/03/2020 09:03
  • Redação
  • OAB Santo André









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados