Data: 06/06/2019 10:24 / Autor: Paola Zanei / Fonte: Secom PSA

Junho Verde tem início com exposição sobre os Parques de Santo André

Mostra sobre Parques celebra também o Dia do Meio Ambiente; concurso fotográfico está com inscrições abertas


Junho Verde tem início com exposição de fotos sobre os Parques de Santo André
Junho Verde tem início com exposição de fotos sobre os Parques de Santo André
Junho Verde tem início com exposição de fotos sobre os Parques de Santo André

Crédito: Helber Aggio/PSA

Nesta quarta-feira (5), Dia do Meio Ambiente, a Prefeitura de Santo André abriu oficialmente a programação do mês do Meio Ambiente, o Junho Verde, com o lançamento da exposição com os 20 destaques de 2018 do primeiro concurso de Fotografia dos “Parques Municipais de Santo André”, que acontece no Shopping Atrium até o dia 6 de julho. No evento foi lançada também a edição deste ano do Concurso de Fotografias.

As inscrições podem ser feitas de 6 de junho a 8 de agosto, pelo site da Prefeitura de Santo André (www.santoandre.sp.gov.br). Serão premiadas as três melhores fotos de Parques da cidade, e será escolhida a melhor foto de cada um dos dez parques municipais e das duas unidades de Conservação de Santo André (Parque Municipal Nascentes de Paranapiacaba e o Parque Municipal do Pedroso). A melhor foto de cada parque irá compor um calendário para 2019.

“Esta iniciativa reforça a comemoração do Dia do Meio Ambiente, data muito importante para toda a humanidade. Nós, de Santo André, somos privilegiados com 62% de seu território cobertos por áreas verdes. Temos dez parques na cidade que são palco de muitas atrações e eventos privilegiando a população que preza por estas áreas”, pontuou o secretário do Meio Ambiente, Fabio Picarelli, reforçando o convite à população para participar do II Concurso de Fotografia dos Parques de Santo André.

Para participar do concurso, que é promovido pela secretaria do Meio Ambiente, em parceria com a secretaria de Cultura e Lazer e a Unidade de Comunicação e Eventos, com o apoio do Fotoclube ABC Click, e do shopping Atrium, é preciso ter idade acima de 12 anos e concordar com o regulamento disponível, na íntegra, no site da Prefeitura.

Cada fotógrafo pode participar com, no máximo, três fotos. Todas as fotos inscritas serão expostas para votação popular, em um sistema próprio para esse fim, pela internet. Serão selecionadas, nesta etapa, as 100 melhores fotos escolhidas pelo público, as quais serão, então, analisadas por um júri técnico composto por profissionais da área. “Temos muitas opções à disposição de nossa cidade para inspirar as fotos do concurso. Vale destacar que a renda a partir da venda do calendário para 2019, contendo as melhores fotos de cada parque, será destinada ao Fundo Social de Solidariedade de Santo André”, destacou o diretor de Parques da Secretaria de Meio Ambiente, Guilherme Oliveira.

Para Eduardo Valderano, gerente de marketing do Shopping Atrium, ter um espaço no shopping para a exposição é motivo de comemoração. “É um privilégio receber estas lindas imagens que retratam os parques e as áreas de preservação da cidade. Dispomos de muitas belezas naturais que precisam ser registradas.”

A seleção das fotos levará em consideração critérios estéticos da imagem, a mensagem transmitida pelo fotógrafo, as relações com o ambiente, criatividade e pertinência ao tema. O primeiro lugar receberá uma máquina fotográfica semi profissional, ofertada pela Porto Seguro, o segundo lugar ganhará uma diária cortesia para um final de semana no hotel Hilton Garden Inn, em Santo André, e o terceiro lugar ganha um jantar na Permont Enoteca, que fica na Bela Vista, também na cidade. A premiação ocorrerá no evento em comemoração ao Dia da Árvore, no próximo dia 21 de setembro.

Junho Verde – Quem se interessa por fotografia terá a oportunidade, inclusive, de participar das saídas fotográficas que acontecerão no sábado (15) e no domingo (16), para a realização de fotos nos Parques. No sábado, o grupo irá aos Parques Norio Arimura, Cidade dos Meninos e Ulisses Guimarães. No domingo, os participantes irão ao Parque Municipal Nascentes de Paranapiacaba. Informações e inscrições pelos telefones 4433-1955 e 4439-0321.

As saídas fotográficas fazem parte da programação do Junho Verde, que acontece durante todo o mês. Entre os destaques da programação está a 7ª edição da Caminhada Interparques que promete movimentar a cidade no domingo (9), a partir das 8h, no Parque Central. O aquecimento acontece na concha acústica e a saída dos participantes acontecerá às 9h, com destino ao Parque Celso Daniel (Av. Dom Pedro II, 940).

Para alertar sobre a importância do descarte adequado de resíduos eletrônicos, de 10 a 14 de junho, o Paço Municipal de Santo André terá um posto de recebimento destes itens. E, terça-feira (18), no Centro de Referência em Educação Ambiental do Semasa, acontecerá palestra sobre o Licenciamento Ambiental de Santo André. O objetivo do encontro é compartilhar as experiências de Santo André e orientar os participantes quanto aos procedimentos da legislação. A programação do mês dedicado a ações de conscientização sobre a preservação do meio ambiente pode ser conferida no endereço www.santoandre.sp.gov.br/junhoverde/.

Comente aqui