Jovens do ABC conquistam mercado de treinamentos online_x000D_
Há oito anos, irmãos criaram sistema para a empresa do pai e hoje atendem multinacionais
- Data: 12/12/2016 15:12
- Alterado: 16/08/2023 20:08
- Autor: Redação
- Fonte: Arebo
Os irmãos Murilo e Maurício Nocêra do Studio EAD
Crédito:Divulgação
Há oito anos, os irmãos Murilo e Maurício Nocêra, de Santo André, iniciaram uma empreitada inusitada: transformaram um curso aplicado pela empresa do pai, o empresário Rosaldo Nocêra, em um módulo à distância
Todo o conteúdo foi colocado em uma plataforma interativa, com o intuito de reduzir os gastos com a implantação dos cursos. A novidade permitiria que os treinamentos fossem realizados sem a necessidade de locação de sala, de contratação de coffee break e ainda levaria aos colaboradores a possibilidade de acessar os conteúdos sempre que fosse necessário, no horário mais conveniente.
“O resultado das vendas deste curso foi muito representativo. O retorno foi tão bom que nosso pai investiu em passar outros cursos para a plataforma”, lembra um dos sócios do Studio EAD, Murilo Nocêra.
A empresa, que inicialmente foi instalada na sala da casa que dividiam com o pai, teve o primeiro cliente oficial meses após o início dos trabalhos em família. Em pouco tempo, o trabalho da dupla começou a ganhar corpo e foi necessário investir em uma sala comercial nos primeiros seis meses de atuação. Atualmente, o Studio EAD atende grandes contas como Bayer, Aeroporto Viracopos, Supermercado Dia, Grupo Boticário, AIG Seguros, Kawasaki, entre outros.
De acordo com os sócios, o mercado de cursos EAD está em ascensão no Brasil e é um grande aliado para redução de custos de investimento e adequação de horários para execução. “Já houve um dia em que treinamentos e-learning eram apenas uma tendência, hoje vivemos isso na realidade. É muito mais ágil e permite, de forma flexível e acessível, criar uma padronização das informações e treinamentos corporativos”, garante Maurício.
A maioria das empresas já está migrando seus treinamentos para plataformas online, buscando benefícios como sustentabilidade, agilidade, acessibilidade, padronização, entre outros. “Percebemos que o ano de 2016 nem chegou ao fim e foi o nosso melhor ano. Só neste ano, o Studio EAD cresceu 60% em relação ao ano anterior”, comenta Murilo.
Para os empresários, os cursos à distância podem ser uma opção para empresas de diversos portes e segmentos, como instituições que comercializam treinamentos, redes de franquias, supermercados, desenvolvedores de sistemas e softwares e qualquer área que necessite efetuar treinamentos.
Apesar do desenvolvimento de treinamento por demanda ter um custo inicial alto, em pouco tempo o investimento é recuperado por deixar de consumir itens adicionais para realização de cursos presenciais. Só com a economia de transporte de equipe, horas com colaborador fora da empresa, auditório, café, entre outros, a empresa já percebe no primeiro mês os benefícios atrelados à modalidade.
Engana-se quem acredita que o modelo só atende empresas de grande porte, há também uma biblioteca de títulos que o Studio EAD disponibiliza para pequenas e médias empresas. “Desenvolvemos os cursos de prateleira após vários questionamentos de empresas interessadas em contratar alguns cursos, mas não dispunham de verba para um curso específico. Entendemos quais eram as demandas mais procuradas, e hoje, temos em nosso site, vários títulos disponíveis para compra imediata e aplicação com a equipe”, finaliza Maurício.