Data: 08/12/2019 13:02 / Autor: Guilherme Menezes / Fonte: Secom PSA

Jardim Carla, em Santo André, vai ganhar Clínica da Família

Unidade de Saúde do bairro será modernizada e ampliada, com investimento de R$ 3,5 milhões


Jardim Carla, em Santo André, vai ganhar Clínica da Família
Jardim Carla, em Santo André, vai ganhar Clínica da Família

Crédito: Alex Cavanha/ PSA

A Unidade de Saúde da Família Jardim Carla, localizada na rua José de Alencar, passará por obras de modernização e ampliação para ser transformada em uma Clínica da Família. O prefeito Paulo Serra assinou a ordem de serviço para início de obras neste sábado (7). A unidade, que hoje possui 489 m², vai passar a ter 1.427 m² após as intervenções, e contará com 14 consultórios médicos, uma sala de odontologia com quatro cadeiras, escovódromo, raio-x e uma sala de espera com brinquedoteca. Para se enquadrar dentro do padrão Qualisaúde, o local receberá investimento de R$ 3,5 milhões.

Serão realizados consertos hidráulicos, elétricos e manutenção nos revestimentos. A fase de ampliação terá início após a finalização da primeira etapa de reforma."Estamos tirando do papel tudo que nos comprometemos. O modelo de gestão deu certo e aqui vamos inicialmente melhorar toda a ambiência, para depois entregar a ampliação, dentro do pacote de investimentos do Qualisaúde", afirmou o prefeito Paulo Serra. A Unidade de Saúde da Família Jardim Carla foi construída em 1977 e desde 2006 não recebia nenhuma reforma. O equipamento atende 9 mil pessoas mensalmente e terá capacidade de realizar 14 mil atendimentos por mês após a reforma.

"Dentro da estratégia de saúde da família, essa é uma das obras mais importantes. A unidade está há 13 anos sem reparos e por isso faremos o trabalho em duas etapas, primeiro reformando e depois construindo um novo prédio. Gradativamente vamos transformando a saúde da cidade", afirmou o secretário de Saúde, Márcio Chaves. O atendimento, que é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, não será interrompido durantes as obras.

Histórico
A reforma da Unidade de Saúde Jardim Carla marca mais um avanço do Qualisaúde, programa que está modernizando a rede de saúde pública em Santo André. Neste ano foram entregues à população a UPA Perimetral, Policlínica e Clínica da Família Humaitá e o Reabilita, que é um Centro Especializado em Reabilitação voltado a pacientes com deficiência física, visual, intelectual e auditiva.

Além disso, ainda foram retomadas em 2019 as obras das Clínicas da Família do Jardim Alzira Franco e do Cruzado, e iniciadas as obras das Clínicas da Família Parque Miami e Vila Palmares, da UPA Infantil Faisa e de modernização do Centro Hospitalar Municipal Dr. Newton da Costa Brandão. 

Em 2018, a Prefeitura inaugurou a UPA Bangu, UPA Jardim Santo André, Clínica da Família Jardim Cipreste, Policlínica Campestre, Policlínica Jardim Bom Pastor, Centro Médico de Especialidades Xavier de Toledo, Policlínica Parque Novo Oratório, Centro Médico de Especialidades Referência em Infectologia, Centro de Distribuição de Medicamentos, Centro de Diagnósticos do CHM e o Complexo Regulador Municipal, responsável pela gestão das vagas por consultas e exames da rede.

Comente aqui