Data: 07/11/2019 15:42 / Autor: Redação / Fonte: Assessoria de Imprensa

O Instituto tero convida para seu primeiro debate público

Tema do debate será "Conservadorismo e Ideologia de Classe no Brasil"


O Instituto tero convida para seu primeiro debate público sobre "Conservadorismo e Ideologia de Classe no Brasil".
O Instituto tero convida para seu primeiro debate público sobre "Conservadorismo e Ideologia de Classe no Brasil".

Crédito: Divulgação

O conservadorismo das classes trabalhadoras no Brasil é um tema-chave para a proposta de atuação do Instituto tero e já inquietava o grupo de membros fundadores há algum tempo. A proposta deste debate, nesse sentido, é buscar o diálogo com a comunidade para essas inquietações. Serão apenas 25 vagas para um debate aprofundado e cuidadoso sobre o tema. Tragam suas experiências, considerações e perguntas. Para contribuir com nosso café, por favor, tragam um quitute (bolo, salgadinhos, tortas, etc) e uma bebida não-alcoólica (sucos ou chás). O café é por nossa conta!

Motivações para a organização do debate

Nós da tero sempre nos reunimos mensalmente para tratar de projetos, discutir encaminhamentos e debater temas. Agora em dezembro vamos completar dois anos de atividades e decidimos fazer uma reunião ampliada, na qual quem estivesse interessado no tema proposto pudesse, genuinamente, partilhar seus conhecimentos, dúvidas e olhares sobre a questão do conservadorismo e da ideologia de classe. Tema clássico.

Muitas pessoas nos perguntam: “Quem vai falar? Quem foi convidado para expor?”

Gostaríamos de esclarecer que não haverá exposição do tema. O debate será gerado a partir de duas pesquisas divulgadas por instituições diferentes que tratam do tema (e que são compartilhadas com os inscritos). A partir disso, vamos debater a questão e buscar compreender aspectos do momento em que vivemos, particularmente para os trabalhadores e trabalhadoras, à luz de experiências diversas de vida e das referências de cada participante inscrito.

A reunião, vale dizer, acontecerá na Alpharrabio, um espaço emblemático para a cultura e para os trabalhadores do ABC. Um espaço acolhedor, inspirador e repleto de história. Desde já agradecemos a Dalila Teles Veras e Luzia Maninha Teles Veras pelo afeto e pela oportunidade. Venha participar desta reunião ampliada conosco! Vamos fortalecer os vínculos, as parcerias e convergir as ações para transformar! Não se esqueçam de fazer a inscrição para que possamos melhor organizar o espaço.

Sobre o Instituto tero

A tero é uma organização de cooperação técnica que trabalha a partir de três eixos, PESQUISA, FORMAÇÃO e DESENVOLVIMENTO LOCAL DE PROJETOS, com o objetivo de oferecer uma estrutura de ações interligadas que parte do diagnóstico, do estímulo à reflexão para a compreensão da realidade social e que possibilita a ação prática e efetiva, auxiliando organizações, projetos, movimentos, empresas e mesmo o poder público a pensarem e buscarem caminhos para a transformação social a partir da convergência de forças.

te.ro tem origem no esperanto e significa terra. Não se trata, entretanto, da terra em estado bruto. O nome remete à terra transformada pelo trabalho humano o que, por sua vez, implica uma terra cultivada – o espaço demudado por uma cultura e um grupo social. Nesse sentido, tero é transformação, porque o território é não só o locus, mas também o produto do trabalho.

O que nos move

A tero é uma organização cooperativa/colaborativa/coletiva de gestão horizontal, formada por profissionais experientes tanto no setor privado quanto no setor público e que buscam juntos oferecer uma plataforma multilateral de serviços, conhecimentos, pesquisas, tecnologias e capacitações com o objetivo de transformar contextos sociais com empatia, respeito e interações éticas.

A tero acredita no poder da força da convergência de ações e interações para transformar a realidade, no impacto positivo que a construção coletiva gera para todos e no conhecimento que emancipa pessoas e comunidades.

Para nós, pensar em saídas e soluções é também pensar na vida em todas as suas dimensões, interagir com as pessoas às quais se destina uma intervenção, uma proposta, um produto. Sem participação não é possível alcançar a sustentabilidade. Sem ter ouvidos atentos e reconhecimento do outro enquanto sujeito produtor de conhecimento não é possível crescer, inovar e ser efetivo.

Nós, da tero, acreditamos que a construção de conhecimentos transforma pessoas, territórios e relações. Acreditamos que qualquer ação deve ser pensada em conjunto e que essa é a única forma de conhecer a realidade.

Serviço:

Data: 23 de novembro de 2019 das 09:30 às 13:00
Local: Alpharrabio Livraria - Rua Doutor Eduardo Monteiro, 151, Santo André
Inscrições: https://forms.gle/FVfYB8VH7FHcx4qm9
Evento no Facebook: https://web.facebook.com/events/1356683641166831/
Site: www.terotcs.com.br
E-mail: tero.contato@gmail.com
Telefone: (11) 2597-5648
Facebook: facebook.com/terotcs
LinkedIn: linkedin.com/company/terotcs

Agenda do dia

9:30 - Abertura
11:00 - Intervalo e café
11:30 - Segunda parte do debate
13:00 - Encerramento

Comente aqui