Data: 01/07/2016 08:30 / Autor: Bianca Fontes / Fonte: Secom - PSA

Inauguração da Praça da Democracia no Jardim Alzira Franco

Equipamento que faz parte da reserva de área verde que permite a regularização do Conjunto Habitacional Alzira Franco II completa pacote de melhorias


Completando o pacote de melhorias realizadas nos últimos anos no Jardim Alzira Franco, a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação e de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, entregou nesta quinta-feira (30), a Praça da Democracia, localizada no cruzamento da Av. Ayrton Senna com Av. Dos Estados. A praça, de aproximadamente 1,5 mil metros quadrados, faz parte da reserva de área verde que permite a regularização do Conjunto Habitacional Alzira Franco II.

O espaço possui área de passeio, iluminação modernizada, área de convívio com bancos e mesas, playground (com balanço, gangorra, gira e escorregador) e equipamentos de academia ao ar livre. Houve também um trabalho de paisagismo qualificado com a instalação de canteiros com flores coloridas, palmeiras imperiais, arbustos e gramado. Além disso, foram plantadas pelo menos 85 árvores nativas regionais, como Gabiroba, Araçá, Pitanga, Cabeludinha, Cambuci e Pau-Brasil, sendo estas últimas, símbolos do município e do país, respectivamente. 

A síndica do Conjunto Habitacional Alzira Franco II, Ivone Luiz, comemorou a inauguração da área de lazer que transformou a estética e a utilização do local. “Antes as pessoas descartavam lixo aqui. Agora, temos um espaço para as crianças brincarem e para quem não tem condições de pagar uma academia, temos um espaço gratuito para cuidar da saúde”. O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Paulo Piagentini, ressaltou a importância do espaço para a população. “A praça é a cereja do bolo do conjunto de obras feitas no bairro. Os moradores dessa região tinham a carência de espaços de lazer. Ainda faremos mais, temos um projeto para os próximos meses de construir uma quadra de esportes no bairro”.

INVESTIMENTO - A área do Conjunto Habitacional Alzira Franco II foi desocupada em 2006, quando os moradores da favela Capuava Unida foram removidos e passaram a ser atendidos por meio de Benefício Financeiro enquanto aguardavam a implantação do projeto, onde posteriormente seriam reassentados. O conjunto é composto por 884 unidades habitacionais divididas entre 608 unidades evolutivas, de 26 metros quadrados cada, que permitem ao proprietário construir pavimento superior com mais 26 m²; e 276 apartamentos, com área aproximada de 45 m², dotados de sala, cozinha, banheiro, área de serviço e dois dormitórios.

As obras foram realizadas com um investimento de mais 30 milhões de reais, divididos entre recursos financeiros do município e repasse do Governo Federal no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Além da produção habitacional, o bairro foi contemplado com a construção de outros equipamentos públicos, como a Creche Sandra Cristina da Silva, a EMEIF Augusto Boal, o CRAS Alzira Franco.

Comente aqui