Data: 14/05/2021 20:39 / Autor: Redação / Fonte: Prefeitura de Santo André

Gestores da educação participam de reunião com o prefeito Paulo Serra sobre volta às aulas

Encontro discutiu ainda lançamento do programa Qualieducação e a distribuição de tablets para alunos da rede municipal


Crédito: Divulgação / PSA

O prefeito Paulo Serra participou nesta sexta-feira (14) de reunião online com a secretária de Educação, Cleide Bochixio, e 170 gestores de unidades de ensino da rede municipal de Santo André para tratar sobre o retorno gradual das aulas presenciais, previsto para o dia 24 de maio. O encontro abordou também o lançamento do programa Qualieducação e a distribuição de tablets para os alunos.

“Depois de um ano e três meses sem a presença das crianças nas escolas, a gente inicia esse processo de retomada, que está sendo pensado para acontecer de maneira gradual, de forma muito responsável e segura”, reforçou Paulo Serra. O prefeito acrescentou que todos os protocolos de higiene existentes, recomendados pelas autoridades de saúde, serão aplicados nas unidades escolares.

O prefeito afirmou ainda que, com a volta das aulas presenciais, serão concretizadas diversas ações voltadas para garantia da qualidade da educação no município e a recuperação dos inevitáveis prejuízos de aprendizagem provocados pelo longo período de isolamento. "Na próxima semana vamos lançar o programa Qualieducação, que tem início previsto para junho. É muito parecido com o que fizemos na saúde, com a preocupação da manutenção e reformulação da parte física das unidades, da uniformização da rede e da informatização”, explicou.

De acordo com o prefeito Paulo Serra, também está prevista para junho a entrega de tablets para alunos da rede municipal de ensino. "Tivemos uma disputa jurídica que atrasou nosso processo, mas já está tudo resolvido. Agora temos um pacote de reforma física, de melhoria das unidades, de capacitação da nossa rede, informatização, para que a gente tenha condições ainda melhores para compensar essa perda sofrida por nossas crianças neste período", reforçou

Segundo a secretária de Educação, Cleide Bochixio, a conversa do prefeito com as equipes gestoras teve o papel de reforçar o apoio aos profissionais da educação nesse momento desafiador que será a volta às aulas. A pasta realizou todo o planejamento para que o retorno às atividades presenciais aconteça da forma mais tranquila possível para professores, gestores, alunos e famílias.

Uma das ações planejadas pela Secretaria de Educação para este momento é a criação de um período de acolhimento às famílias na semana anterior ao retorno das aulas presenciais, onde os pais e responsáveis poderão visitar as escolas e esclarecer dúvidas.

Os primeiros a retornarem serão os alunos do ensino fundamental e da EJA (Educação de Jovens e Adultos), no dia 24 de maio. O acolhimento será, portanto, na semana entre 17 e 21 de maio.

As classes abrigarão apenas 35% do total de alunos matriculados em cada sala. Para isso, será realizado revezamento semanal, ou seja, cada grupo de alunos assistirá aulas presenciais por uma semana, e na semana seguinte ficará em casa para dar lugar a outro grupo. As escolas comunicarão as famílias sobre a data de retorno de cada estudante.

Os alunos da educação infantil, com idade entre 4 e 5 anos, retornam no dia 31 de maio. As crianças do primeiro ciclo final das creches (3 e 4 anos), voltam em 7 de junho. O retorno dos alunos do primeiro ciclo inicial das creches (2 e 3 anos) está prevista para 14 de junho. A semana que antecede a volta é sempre dedicada ao acolhimento das famílias e alunos.

Durante a fase de adaptação de alunos e escolas ao retorno das aulas presenciais, e para evitar tumulto e aglomeração na hora da saída e entrada das turmas, o tempo de permanência dos estudantes nas escolas será reduzido a três horas.

As escolas municipais de Santo André estão preparadas para o cumprimento dos protocolos de higiene, como o respeito ao distanciamento dos alunos e uso de álcool em gel, além da obrigação do uso de máscaras.

Comente aqui