Data: 24/05/2020 12:19 / Autor: Paloma Alvarez Alonso / Fonte: Semasa

Fiscalização Ambiental do Semasa autua moradores por descarte irregular de entulho

Desde o início da pandemia, autarquia reforçou operações para coibir este crime ambiental


Os agentes da equipe de Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) têm apertado o cerco contra moradores que insistem em realizar descartes de resíduos de forma ilegal e irregular em diversos pontos da cidade. Nesta sexta-feira e sábado (dias 22 e 23) a equipe autuou mais dois munícipes que realizavam o despejo de entulho em dois bairros de Santo André.

Os crimes ambientais ocorreram na rua das Gaivotas (Jd. Ana Maria) e na rua Amapola (Jd. Alzira Franco). Nos dois casos os infratores descartavam entulho de obras residenciais. Além de receberem um Auto de Infração Ambiental (equivalente à multa) de 150 e 100 FMPs, respectivamente (RS 619,59 e R$ 413,06), em ambas as situações os responsáveis foram obrigados a limpar o lixo despejado de forma ilegal. As ações ocorreram com apoio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar.

Desde o início da quarentena, a equipe do Semasa reforça a fiscalização para coibir este tipo de prática, que além dos bairros, tem ocorrido frequentemente na frente das Estações de Coleta que estão fechadas por causa da pandemia. Para estas situações, já foram sete motoristas autuados.

A autarquia reforça o pedido à população para que não descartem lixo de forma irregular, nem em passeios ou áreas públicas, terrenos baldios ou na frente dos Ecopontos. Este crime ambiental, além de causar danos ao meio ambiente, pode elevar o risco de enchentes e de proliferação de vetores transmissores de diversas outras doenças prejudiciais à saúde humana.

Durante a pandemia, o Semasa disponibiliza 9 Estações de Coleta à população para que a disposição de resíduos possa ser feita de forma correta. A relação dos locais abertos pode ser consultada em https://bit.ly/EcopontosCovid19.

Denúncias de descarte irregular de lixo podem ser realizadas pelo site do Semasa, de forma totalmente on-line, pelo Fale Conosco, pela Central de Atendimento 115, ou ainda pelo Facebook da autarquia, por meio do envio de fotos ou gravações de identifiquem os infratores.

Semasa reforçou operações para coibir crine ambiental
Semasa reforçou operações para coibir crine ambiental

Crédito: Divulgação/Semasa

Comente aqui