Data: 05/04/2013 18:33 / Autor: Robson Luiz Gisoldi / Fonte: Secom PSA

Festival do Cambuci é estendido ao Centro de Santo André

Governo lançou 10ª edição do evento nesta quinta-feira (4); durante o mês de abril, bares de toda a cidade oferecerão pratos típicos e bebidas feitas com a fruta


Carlos Grana destaca avanço do Festival
Carlos Grana destaca avanço do Festival

Crédito: Diego Barros/ PSA

 

A Prefeitura de Santo André lançou na noite desta quinta-feira (4), no Hotel Mercure, a 10ª edição do Festival Gastronômico do Cambuci, que está com novo formato. Além da programação em Paranapiacaba, o evento será estendido para o Centro da cidade, passando a se chamar Festival do Cambuci de Santo André. Outros dois lançamentos marcarão a edição deste ano: no dia 12 está prevista a Virada do Cambuci, com série de atividades no Parque Central, e no dia seguinte (13) a Vila de Paranapiacaba será o cenário da abertura do festival, que segue durante todos os fins de semana do mês.

Presente ao evento, o prefeito Carlos Grana destacou que a mudança no formato do festival tem objetivo único: ampliar o seu alcance. A iniciativa completa o plano de 100 dias de governo. “São muitas novidades para a cidade. Tenho certeza que o cambuci será reconhecido em Santo André da mesma forma que o morango é em Atibaia. Muitos ainda não conhecem esta cultura gastronômica do nosso município, mas com a fruta, é possível fazer uma variedade de produtos diferenciados e fomentar o turismo local”, afirmou, acrescentando que o governo está cada vez mais focado em intensificar o turismo na cidade, fortalecendo a Vila de Paranapiacaba.

Além dos investimentos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) na região, que serão anunciados ainda neste mês, a Prefeitura conseguiu aval do governo federal para incluir a Vila no roteiro turístico do País no site da FIFA (Federação Internacional de Futebol), visando as copas Mundial e das Confederações. “Temos total capacidade para colocar nossa querida Paranapiacaba como rota para acolher os turistas. Estamos emprenhados nesta meta.”

INICIATIVA PIONEIRA – O Festival Gastronômico do Cambuci de Paranapiacaba surgiu em 2004 para promover o fruto típico da Mata Atlântica, sendo o pioneiro entre todos os festivais. Desde então, a cada ano, o evento conta com novidades, principalmente no que diz respeito à variedade de receitas de bebidas, doces e salgados. Em 2013, a Administração considerou o sucesso da iniciativa e resolveu ampliar o festival, que segue com a atração da Vila de Paranapiacaba nos fins de semana do mês de aniversário de Santo André, mas terá atividades diferenciadas em empreendimentos no Centro.

De acordo com a diretora de Turismo de Santo André, Silvia Costa, um dos motivos que contribuiu para a alteração do nome do festival foi o fato de o cambuci ter se tornado “patrimônio imaterial do município” – uma tradição culinária andreense – por iniciativa do Comdephapaasa (Conselho Municipal de Defesa Patrimônio Histórico Arquitetônico, Arquitetônico-urbanístico e Paisagístico de Santo André) que foi oficializado nesta sexta-feira (05). “A aprovação do cambuci como patrimônio de Santo André ocorreu no ano passado e o prefeito Carlos Grana referendará a iniciativa no dia do lançamento do 10º festival”, afirmou Silvia.

Após o lançamento, a Virada do Cambuci - que será realizada no dia 12 - contará com apresentações dos shows Russo in Concert e do músico Adriano Grinenberg no Parque Central. Também haverá o plantio de mudas de Cambuci. Na Vila de Paranapiacaba, a programação – sempre a partir das 10h – segue com a tradicional feira de produtos no Antigo Mercado e as atrações musicais. Nesta edição, o público poderá conferir aulas show com culinaristas, que prepararão receitas com o cambuci. O destaque será a presença da chef do restaurante paulistano Carlota, Carla Pernambuco, que estará na Antiga Padaria (Av. Schnoor, s/n, na Parte Baixa da Vila), no dia 28 às 14h.

Durante todo o mês (veja programação abaixo) estão previstas ainda apresentação de garçons performáticos, exposição de ferreomodelismo e contação de histórias, entre outras atividades. Neste ano, durante o festival, os empreendedores de Paranapiacaba marcarão presença também nas feiras de artesanato da cidade. Elas ocorrem às quartas-feiras, no Paço Municipal, Centro; às sextas-feiras e sábados, na Praça do Carmo, também no Centro, e, aos domingos, na Parque Antonio Flaquer (Ipiranguinha), Rua Cel. Seabra, na Vila Alzira. O horário é fixo: das 9 às 15h.

O 10º Festival do Cambuci de Santo André é uma iniciativa do Departamento de Turismo da cidade com o apoio da Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense. O evento integra o calendário de atividades do aniversário de 460 anos de Santo André. A programação completa também está disponível no site da Prefeitura: www.santoandre.sp.gov.br. Mais informações podem ser obtidas por meio dos telefones (11) 4433-0752 ou (11) 4439-0237.

SERVIÇOS
Virada do Cambuci
Data: sexta-feira (12), a partir das 17h
Local: Parque Central

Início do Festival em Paranapiacaba
Data: Sábado (13)
A programação prossegue durante todo o mês nos empreendimentos da cidade participantes. Na Vila de Paranapiacaba a programação será nos sábados e domingos até 28 de abril, sempre a partir das 10h.
Mais informações: 4433-9752

Comente aqui