Data: 03/07/2020 16:46 / Autor: Daniela Mian / Fonte: Secom PSA

Escolas Livres de Santo André oferecem cursos gratuitos no formato online

Completando 30 anos de existência, espaços disponibilizam cerca de 20 vídeos por semana


Crédito: Divulgação/PSA

O ano de pandemia impôs dificuldades que, bem administradas, tornaram-se grandes oportunidades. Sem a opção de poder iniciar o ano letivo de forma presencial, a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Cultura, buscou alternativa para manter a atividade das Escolas Livres da cidade ao longo de 2020. 

Aulas abertas, encontros e reflexões, conduzidos pelos educadores das Escolas Livres de Teatro (ELT), de Cinema e Vídeo (ELCV), de Dança (ELD) e da Escola Municipal de Iniciação Artística Aron Feldman (Emia), estão agora disponíveis, no formato vídeo ou áudio, no YouTube. 

O objetivo é atender a diferentes públicos, incluindo crianças, adolescentes e adultos iniciantes, além de pessoas que buscam aprofundamento teórico ou em técnicas específicas. Os vídeos são gravados ou feitos em formato live, em plataformas como a Zoom, o que permite a participação ativa de pessoas interessadas. E depois são disponibilizados no canal, para acesso de todos. 

“A adaptação do grande conteúdo de nossas escolas para o formato online garantiu a manutenção dos projetos neste ano tão atípico, dando aos alunos a continuidade dos processos de estudo e reflexão. Além disso, com os vídeos disponíveis na internet, demais interessados podem também ter acesso a estes materiais, uma vez que as Escolas Livres de Santo André são referência no País e contam com admiradores fora dos limites do município”, explicou a secretária de Cultura de Santo André, Simone Zárate. 

ELT – Alguns conteúdos são direcionados a turmas específicas já matriculadas antes da pandemia. A Escola Livre de Teatro, por exemplo, está com os seus 11 Núcleos e quatro Formações acontecendo no formato EAD (Ensino a Distância), com aulas e encontros virtuais. 

Estão na grade aulas temáticas dos Núcleos de Iniciação Teatral, Sonoridades, Circo, Introdução ao Pensamento Crítico, Mulheres em Movimento, Dramaturgia, Percussão, entre outros. Comemorando 30 anos de existência, a ELT oferece também montagens de seu acervo. 

Em destaque, já está disponível bate-papo em que a Primeira Turma que se formou na escola, agora atores e atrizes veteranos, encontraram-se virtualmente com a Turma 22, em processo de formação. Em comum entre eles está a montagem de ‘O Alienista’. Esta foi a primeira peça produzida por alunos da escola, e será também a primeira montagem a ser produzida em breve no período de isolamento social. 

Emia – Com três décadas completadas no último mês de maio, a Escola Municipal de Iniciação Artística Aron Feldman inicia seus trabalhos com adolescentes de 12 a 17 anos com ‘Teatro Online’ no formato live com a professora Valéria Rocha para 30 participantes. O curso contou com 240 interessados. 

Para as crianças e suas famílias, há a série ‘Fazendo arte, sim!’. Já estão disponíveis as aulas ‘Caça-Formas’, com Paula Pedroso, e ‘Afina-Sons’, com Caio Andreatta. 

ELD – Enquanto isso, a Escola Livre de Dança começa com um novo projeto: a série ‘Diálogos’, em que profissionais da dança falam de sua trajetória e de como a ELD tornou-se parte dela. O Núcleo de Adultos terá sua primeira live no próximo dia 22, às 19h, com base nas danças brasileiras, orientais e contemporânea. 

Outros projetos logo serão disponibilizados: aulas livres de dança para crianças e para adolescentes, além do Projeto ‘ELD Memória’. 

ELCV – A Escola Livre de Cinema e Vídeo, enquanto prepara suas aulas públicas, oferece cursos sobre a obra de dois grandes cineastas: Orson Welles e Alfred Hitchcock, ambos ministrados pelo professor Milton Bíscaro, além e seis vídeos sobre filmes de ficção científica. Juntos, são mais de 58 horas de curso. 

Somando o trabalho de todas as escolas, cerca 20 vídeos são publicados semanalmente, além de produtos do projeto ‘Territórios de Cultura’. Todo o conteúdo pode ser acessado por meio da ‘Agenda Cultural Online’ de Santo André, que oferece extensa programação cultural online todos os dias da semana. 

Serviço:

Aulas online das Escolas Livre de Artes de Santo André

‘Agenda Cultural Online’ de Santo André: www3.santoandre.sp.gov.br/agendacultural/

Comente aqui