Data: 10/12/2019 07:51 / Autor: Redação / Fonte: Sebrae

Empreender 60+ apresenta diagnóstico sobre empreendedorismo na terceira idade no ABC

O Projeto Empreender 60+ Por Conta Própria realiza oficina no Auditório Heleny Guariba para apresentar os resultados do diagnóstico sobre empreendedorismo na terceira idade no Grande ABC


Na próxima quinta-feira, dia 12 de dezembro, a partir das 9 horas, o Projeto Empreender 60+  Por Conta Própria – Trabalho e Renda para Pessoas com Mais de 60 Anos no Grande ABC realizará, no Auditório Heleny Guariba, no Saguão do Teatro Municipal de Santo André, uma oficina para apresentar o diagnóstico de quem são os empreendedores com mais de 60 anos no Grande ABC. A pesquisa identificou o perfil socioeconômico e cultural das pessoas com mais de 60 anos que empreendem ou têm interesse em empreender nas sete cidades da região.

A pesquisa, faz parte da primeira fase do projeto Empreender 60+ Por Conta Própria, formado pela parceria entre o Instituto Centro de Memória e Atualidades (IMA) e o Sebrae Nacional. Visa fazer um diagnóstico do empreendedorismo a partir dos 60 anos no Grande ABC. Teve início no mês de junho e estendeu-se até dezembro. Foram realizadas 1.231 pesquisas nas cidades de Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul. Do total de entrevistados, 711, ou 57,75% das pessoas que responderam a pesquisa empreendem ou querem começar a empreender. Deste universo, as mulheres são maioria, contando com 59,21%, enquanto homens ocupam 40,79%. Os principais segmentos que os empreendedores 60+ atuam ou querem atuar, no Grande ABC, são: comércio e afins, artesanato, têxtil e confecção e indústria da beleza.

A oficina, que apresentará outros detalhes do perfil do empreendedor com mais de 60 anos na região do ABC contará com a participação de integrantes do Instituto Centro de Memória e Atualidades do ABC, que estão à frente do projeto, o gerente do Sebrae Regional ABC, Paulo Sérgio Cereda, que acompanha o trabalho que o Instituto vem desenvolvendo, entidades parcerias e representantes do setor público.

Segundo o coordenador do IMA, o economista Cido Faria, o diagnóstico do Empreender 60+ tem como objetivo “mostrar quem são essas pessoas, suas características financeiras, culturais e sua formação. É uma fotografia de como se comporta o empreendedor com mais de 60 anos no Grande ABC e nos dará ferramentas para desenvolver um plano de ação para fortalecer os empreendedores e empreendedoras com mais de 60 anos”, avalia.

Numa segunda fase, a partir do diagnóstico promovido pela pesquisa, o Empreender 60+ irá capacitar, orientar e acompanhar os mais de 700 empreendimentos criados/geridos por pessoas com mais de 60 anos de forma a torná-los empreendedores daquilo que já sabem fazer ou que buscam inovar. Serão ministradas oficinas de gestão de negócio, realizados atendimentos para orientação empresarial com acompanhamento presencial do empreendimento e formação na utilização de ferramentas de gestão, comunicação e marketing.

De acordo com o IBGE, no Brasil, 14,3% da população é constituída de pessoas com mais de 60, este número tende a aumentar, em 2060, estima-se que um quarto da população será de pessoas idosas. Boa parte desta geração não quer estagnar em casa enquanto o mundo evoluí, querem continuar gerando a diferença, fazer parte da construção de novas gerações. Principalmente pelos anos de experiência no ramo profissional, alguns querem voltar ao mercado por “conta própria” em seu próprio negócio. Todavia, as evoluções tecnológicas podem fazer com que pessoas de mais de 60 anos, sintam-se deslocados por não estarem tão habituados a conceitos modernos que facilitam o trabalho do empreendedor, como o empreendedorismo digital, sites, fóruns e aplicativos auxiliares aqueles que montam seu próprio negócio.

Sobre o IMA
O Instituto Centro de Memória & Atualidades (IMA) é uma organização da sociedade civil que realiza atividades que refletem a história da nossa região e do nosso país e desenvolve projetos de educação, cultura, formação e qualificação dos trabalhadores, estudantes e sociedade civil.
O instituto foi fundado em 2012 e é formado, atualmente, por trabalhadores de várias categorias como professores, bancários, metalúrgicos, profissionais liberais, pequenos empresários, estudantes, aposentados e religiosos que buscam trocar conhecimento e contribuir com o debate político, social e econômico do nosso país.

Sobre o Sebrae
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequenas empresas – aqueles com faturamento bruto anual de até R$ 4,8 milhões.
Atuando com foco no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia por meio de parcerias com os setores público e privado, programas de capacitação, acesso ao crédito e à inovação, estímulo ao associativismo, feiras e rodadas de negócios.
As soluções desenvolvidas pelo Sebrae atendem desde o empreendedor que pretende abrir seu primeiro negócio até pequenas empresas que já estão consolidadas e buscam um novo posicionamento no mercado.

SERVIÇO
Oficina Empreender 60+ - Quem são os empreendedores 60+ no Grande ABC
Data: 12 de dezembro | Quinta-feira | Das 9h às 13h
Local: Auditório Heleny Guariba – Saguão do teatro Municipal
Endereço: Praça IV Centenário, S/Nº, Centro, Santo André
Entrada: Franca

Comente aqui