Data: 30/06/2016 17:18 / Autor: Paola Zanei / Fonte: Secom PSA

Eja-FIC forma a primeira turma em Santo André

Cerimônia de formatura do curso de formação profissional com elevação de escolaridade reuniu estudantes no Teatro Municipal de Santo André na noite de ontem (30); novas inscrições abertas


Crédito: Anderson Pedro/ PSA

A noite de ontem foi de festa e muito orgulho para os primeiros formandos dos cursos da Eja-Fic (Educação de Jovens e Adultos com Formação Inicial e Continuada) que participaram da cerimônia realizada no Teatro Municipal de Santo André. O programa, retomado em 2013, oferece a oportunidade de conclusão dos estudos para quem não terminou o ensino fundamental, paralelamente à aquisição de uma formação profissional em uma das seis áreas disponíveis: administração, alimentação, marcenaria, imagem pessoal, comunicação visual e construção civil. A cerimônia teve muita música e a presença do prefeito Calos Grana e do secretário de Educação, Gilmar Silvério.

Um total de 71 alunos se formaram este ano. Ao escolher uma área de atuação, o aluno (irá) aprender quatro ocupações relacionadas àquele campo de trabalho, chamado arco ocupacional. Quem optar por trabalhar com alimentação, por exemplo, (vai) aprender a função de auxiliar de cozinha, e então confeccionador de produtos de confeitaria para cafeterias, em seguida confeiteiro e, por último, auxiliar de padeiro, além das matérias de base comum como português e matemática. Cada ocupação tem duração de seis meses, em média.

 “A formação profissional integrada, extinta na última gestão e retomada na atual, teve a oferta triplicada nos últimos quatro anos. Com isso garantimos que trinta por cento das vagas da EJA sejam oferecidas com uma formação profissional, atingindo antecipadamente a meta estabelecida para 2025 pelo Plano Nacional e pelo Municipal de Educação. Esse feito reafirma nosso compromisso histórico com a educação dos trabalhadores e trabalhadoras de nossa cidade”, frisou o secretário de Educação, Gilmar Silvério.

Os cursos acontecem nos cinco Centros Públicos de Formação Profissional da cidade: Valdemar Mattei, na Casa Branca, Armando Mazzo, no bairro Príncipe de Gales, Júlio de Grammont, no Parque Andreense, Miguel Arraes, em Tamarutaca, João Amazonas, no Capuava, e em três Emeiefs (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental), neste caso na área de administração. As escolas com EJA na área de administração são a Cora Coralina, Cândido Portinari e João de Barros.

”Ao participar de uma noite como esta, ouvindo depoimentos de alunos tão satisfeitos por alcançar essa conquista, fico com a esperança dobrada. Afinal, eu acredito que só tendo oportunidades é que conseguimos vencer. E vocês já estão no caminho certo”, destacou o prefeito Carlos Grana. Ele destacou, ainda, o orgulho que sente por Santo André ter sido considerada um dos destaques nacionais do prêmio Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq. Segundo Grana, as ações bem-sucedidas na educação colaboraram em muito para que Santo André alcançasse tamanho reconhecimento.

INSCRIÇÕES – Estão abertas as inscrições para novas turmas de EJA-Fic. Quem precisa concluir a primeira fase do ensino fundamental, que vai até o 5º ano, tem até o dia 30 de setembro para se inscrever. Já quem quer concluir o fundamental (entre 6º e 9º ano) as inscrições se encerram em 24 de agosto.

Para se inscrever é preciso apenas ter mais de 15 anos e estar fora do sistema regular de ensino. Os interessados podem procurar a unidade escolar mais próxima ou ligar para 4468-4293. As matrículas são feitas pessoalmente, mediante apresentação do RG, comprovante de residência e histórico escolar, se o aluno tiver.

Comente aqui