Data: 02/06/2020 14:14 / Autor: Eduardo Nascimento / Fonte: FUABC

Docentes da MedABC ministram 2º curso de Oftalmologia Integrativa da Unifesp

Após sucesso da 1ª edição, em 2019, professores organizam novo curso com oito encontros semanais para 800 inscritos


Dr. Renato Leça
Dr. Renato Leça

Crédito: Divulgação

Professores do Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) de Santo André ministram, desde abril, o segundo curso gratuito de Oftalmologia Integrativa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), desta vez extensivo. Devido à pandemia provocada pela Covid-19, este ano as atividades são realizadas on-line e seguem até o dia 15 de junho. Ao todo, foram recebidas 800 inscrições para as oito aulas, que são transmitidas às segundas-feiras, entre 17h e 18h30.

“A ideia do curso é abordar com profundidade assuntos próximos à oftalmologia, mas que não são tão conhecidos pelos oftalmologistas, desde aspectos de ciências básicas até novas tecnologias que podem ser aplicadas à saúde ocular. Expomos e discutimos as relações entre as doenças oculares, os demais órgãos, ciclos e doenças sistêmicas do organismo. É uma área de atuação conjunta entre a FMABC e a Unifesp que, felizmente, cada vez mais tem atraído a atenção dos participantes”, resume o docente de Oftalmologia e coordenador da disciplina eletiva de Medicina Integrativa da FMABC, Dr. Renato Leça.

O curso é coordenado por Leça, pela professora titular de Oftalmologia da Unifesp, Dra. Ana Luiza Hofling de Lima, e pelo professor da Unifesp e consultor científico da Liga de Medicina Integrativa da FMABC, Dr. Fulvio Scorza. Considerada pioneira em sua temática, a atividade também conta com a participação de outros professores da FMABC, como Fernando Luiz Affonso Fonseca (vice-reitor), Orsine Valente e Sonia Hix.

As aulas semanais abordam temas como medicina funcional, vitamina D, ômegas 3 e 6, diabetes mellitus, menopausa, estresse oxidativo, disbiose intestinal, contaminação ambiental, termografia e carotenoides – todos relacionados à saúde ocular. Mais informações pelo site https://www.oftalmounifesp.com.br/curso-extensivo-de-oftalmologia-integrativa.

Comente aqui