Data: 02/10/2019 10:24 / Autor: Marcos Imbrizi / Fonte: Secom PSA

Dirigentes de Cultura aprovam deliberações para próxima reunião

Em 2020 o encontro será realizado em Rio Branco,no Acre, e terá como tema ‘Cultura e Desenvolvimento: caminhos possíveis para a implementação e cumprimento dos objetivos do desenvolvimento


Dirigentes de Cultura da Rede Mercocidades aprovam deliberações para próxima reunião
Dirigentes de Cultura da Rede Mercocidades aprovam deliberações para próxima reunião

Crédito: Helber Aggio

A Reunião Anual da Unidade Temática de Cultura da Rede Mercocidades organizada pela Secretaria de Cultura da Prefeitura de Santo André, chegou ao fim no último sábado (28). Em encontro, os cerca de 30 dirigentes de sete países da América Latina aprovaram as deliberações e a elaboração do documento final da reunião, que teve como tema “Direitos Culturais – Promoção e Salvaguarda das Línguas Indígenas”.

No encontro, realizado no Hotel Plaza Mayor, decidiu-se que a próxima Reunião Anual da Unidade Temática de Cultura da Rede Mercocidades será realizada na cidade de Rio Branco, no Acre. O tema do encontro em 2020 será ‘Cultura e Desenvolvimento: caminhos possíveis para a implementação e cumprimento dos objetivos do desenvolvimento sustentável’.

Os participantes também deliberaram pela apresentação à Assembléia de Prefeitos da Rede Mercocidades a proposta de criação da Capital Cultural da Rede Mercocidades e a Declaração dos Prefeitos para a circulação e mobilidade cultural nas cidades da região. Os participantes também avalizaram o Diplomado em Políticas Culturais para o Desenvolvimento Local na modalidade EAD, proposto pela Universidad Nacional de Córdoba, na Argentina, destinado a gestores e sociedade civil das cidades da Rede e a criação de repositório de planos estratégicos de cultura e documentos internacionais de referência para as políticas culturais, dentre outros encaminhamentos.

A Reunião Anual da Unidade Temática de Cultura da Rede Mercocidades foi realizada entre 26 e 28 de setembro e contou com série de atividades oficiais e paralelas. Entre elas, o ‘Seminário Internacional de Direitos Culturais’, Feira Indígena, Festival Multicultural e o concerto da Orquestra Sinfônica de Santo André.

Programação segue em cartaz – Parte da programação cultural da reunião segue em cartaz na cidade. No Salão de Exposições do Paço Municipal o público pode conferir a exposição ‘Fazeres da Tradição’, com obras que apresentam a temática da cerâmica indígena. O Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa apresenta a exposição "Paranapiacaba, Guapituba, Cambuci, sons indígenas do cotidiano" que revela a arte indígena de diversas etnias através de cestarias, armas, utensílios, fotografias e muito mais. O museu fica na rua Senador Flaquer, 470, Centro.

Quem utiliza a frota de ônibus municipais pode conferir os 20 textos selecionados da Festa do Sul Mercocidades – Mostra de Microcontos disponibilizados em cartazes. O concurso cultural contou com inscrições de autores de várias cidades da América Latina e trabalhou o tema "Trilhas Originárias: Heranças Indígenas". A mostra pode ser conferida também em equipamentos culturais como a Casa da Palavra e a Biblioteca Nair Lacerda.

Mercocidades – Mercocidades é a principal rede de governos locais do Mercosul. Fundada em 1995, tem como objetivo de favorecer a participação das cidades num processo de integração regional, fomentar o intercâmbio e a cooperação horizontal entre os municípios, incidir nas agendas nacionais, regionais e mundiais, criar políticas conjuntas entre as cidades e estimular o intercâmbio de experiências.

Atualmente conta com 349 cidades-membro de 10 países do continente: Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Peru, Uruguai, Paraguai e Venezuela. Os encontros das cidades da rede Mercocidades são organizados em Unidades Temáticas (UT), sobre vários assuntos.

A Unidade Temática Cultura promove o debate acerca do desenvolvimento cultural das cidades e as possibilidades de promover políticas culturais inclusivas e respeitosas baseadas na diversidade cultural. Santo André retomou a participação na UT Cultura em 2017.

Comente aqui