Data: 03/12/2019 10:22 / Autor: Rafaela Mazarin / Fonte: Secom-PSA

Dezembro Vermelho promove conscientização sobre HIV e Aids em Santo André

Cidade oferece atendimento de referência em infectologia e reforçará ações de prevenção neste mês


Teste rápido
Teste rápido

Crédito: Rodrigo Nunes/MS

Com o intuito de sensibilizar e fazer um alerta para a prevenção e tratamento precoce contra o HIV, Aids e Infecções Sexualmente Transmissíveis, a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Saúde, preparou uma programação especial que será realizada ao longo deste mês. As ações integram o Dezembro Vermelho.

Durante o mês de dezembro, a rede municipal de saúde participará da 12ª edição da campanha Fique Sabendo, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de se realizar exames para o diagnóstico e tratamento das doenças. Os testes, que são realizados em todas as unidades de Saúde de Santo André durante todo o ano, também serão disponibilizados nesta quinta-feira (5) na entrada do prédio A da UFABC, das 18h às 21h, e no sábado (7) no Centro Médico de Especialidades Referência em Infectologia, na Vila Vitória, das 9h às 15h.

“Estima-se que em Santo André existam aproximadamente 3.000 pessoas infectadas pelo vírus HIV sem o conhecimento, por isso a importância de campanhas como essa que visam estimular a população a realizar o teste para encaminhar os casos positivos ao tratamento em tempo oportuno. Os testes rápidos estão disponíveis para a população em todos os serviços da rede de atenção primária, hospitalar e rede de urgência e emergência”, explicou a coordenadora do Programa de Agravos Crônicos Transmissíveis de Santo André, Márcia Furquim.

Entre os anos de 2017 e 2019 foram diagnosticados 318 novos casos de Aids em Santo André, sendo que o ano de 2017 marcou o pico dos diagnósticos, com 160 casos confirmados.

Centro de Especialidades Referência em Infectologia – Santo André tem um serviço de referência em infectologia há 27 anos, tendo iniciado os primeiros atendimentos no Centro de Saúde Escola de Capuava e posteriormente, no período de 1992 até dezembro de 2018, funcionou no mesmo prédio da Unidade de Saúde Vila Guiomar.

Com a crescente demanda pelos atendimentos, bem como o número de profissionais, o serviço precisou ser transferido para um local mais amplo, com mais estrutura e segurança aos usuários. Assim, a partir de dezembro de 2018, passou a funcionar em um novo prédio na rua Paulo Novais, 501, na Vila Vitória.

O Centro Médico de Especialidades possui um ambulatório de infectologia geral adulto e infantil que atende, em especial, os portadores de hepatites virais B e C crônicas, de HIV/Aids, além de integrar os atendimentos dos casos de tuberculose extra-pulmonar. O serviço também conta com o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), responsável por ofertar testes rápidos para sífilis, hepatites B e C e HIV, e dispõe de equipe de assistência às vítimas de abuso e violência sexual.

Programação do Dezembro Vermelho em Santo André

Campanha Fique Sabendo – De 2 a 18 de dezembro as unidades de saúde realizarão ações educativas e de testagem dentro e fora dos equipamentos

Dia 5/12 – Ação de testagem para diagnóstico precoce do HIV e sífilis na UFABC na entrada do prédio A (das 18h às 21h) – Atividade em parceria com a ONG Barong e CRT/SP

Dia 7/12 – Ação de testagem para diagnóstico precoce do HIV e sífilis no Centro Médico de Especialidades (das 9h às 15h) – Rua Xavier de Toledo, 517 - Centro

Dias 11 e 12/12 – Sarau + Diversos – Evento em parceria com a coordenadoria da Saúde Mental, no Museu de Santo André - Rua Senador Flaquer, 470  - Centro. Dia 11, das 13h30 às 16h, e dia 12, das 9h às 16h.

Crédito: Rodrigo Nunes/MS

Comente aqui