Data: 22/04/2013 10:42 / Autor: Marcos Imbrizi / Fonte: Secom PSA

Curso de formação ambiental para professores recebe inscrições até dia 30

Podem se inscrever educadores do ensino infantil, fundamental e médio


A Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense está com inscrições abertas até o dia 30 de abril para a segunda edição do curso de formação de professores em educação ambiental. A iniciativa, que terá foco na questão dos recursos hídricos, é destinada a educadores dos ensinos infantil, fundamental e médio das redes pública e privada. A primeira edição – e realizado em 2012 – formou um grupo de 70 professores, que elogiaram o conteúdo por proporcionar um conhecimento mais abrangente do município, além de novas estratégias para o trabalho em educação ambiental nas escolas.

Para se inscrever basta enviar uma mensagem para o endereço eletrônico eeambiental@santoandre.sp.gov.br informando nome completo, telefone para contato, escola em que leciona e endereço, série (s) e/ ou ano (s) que trabalha.  Todas as atividades são gratuitas. De acordo com os organizadores, o curso terá carga horária mínima de 48 horas.

A formação abordará assuntos como recursos hídricos, tratamento da água, bacias hidrográficas e características gerais das áreas de mananciais do município, Floresta Atlântica e sua importância na manutenção dos recursos hídricos. Tratará ainda de matas ciliares, áreas de proteção ambiental, legislação e educação dentro e fora da escola, além da importância de estudos do meio como atividades para promoção da educação ambiental. Outro foco que será abordado trata de noções básicas de elaboração de projetos e outros temas relacionados ao eixo temático do projeto, que serão escolhidos juntamente com os participantes dos cursos.

A previsão é que as formações comecem entre os meses de maio e junho em locais definidos de acordo com o perfil dos inscritos. As atividades ocorrerão no período noturno e aos sábados. Além das formações estão previstas a realização de palestras, apoio técnico a projetos desenvolvidos pelas escolas participantes e divulgação dos projetos desenvolvidos por cada escola. Cada professor que participar do curso receberá um kit com uma cartilha de apoio sobre a temática dos recursos hídricos e sugestões de atividades a serem aplicadas dentro da sala de aula, jogos de tabuleiro, além de CDs interativo e com informações sobre o Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba, unidade de conservação do município.

O curso para professores faz parte do Projeto Escola de Formação Ambiental Billings – Plano de Educação para gestão e conservação dos Recursos Hídricos que está sendo financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos e Prefeitura de Santo André. Integram outros trabalhos, como a Cartilha do Morador, destinada aos habitantes da região de Paranapiacaba e Parque Andreense, e que traz informações sobre a preservação da importância das áreas de mananciais, além de tratar da legislação específica para a região, das posturas e procedimentos adequados em áreas naturais protegidas e outros temas relacionados à educação ambiental.

Serviço
Inscrição para curso de formação de professores em educação ambiental
Destinado a educadores do ensino infantil, fundamental e médio das redes pública e privada
Inscrições até dia 30 de abril pelo endereço eletrônico: eeambiental@santoandre.sp.gov.br
Mais informações pelo telefone 11 4439-5022.

Comente aqui