Data: 06/05/2021 10:04 / Autor: Eduardo Nascimento / Fonte: FUABC

Curso de Farmácia aborda o uso racional de medicamentos em meio à pandemia

Atividade virtual debate o uso de fármacos contra a Covid-19, interações medicamentosas, descarte de remédios, entre outros temas


O curso de Farmácia do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), de Santo André, organiza hoje (6 de maio) a 7ª edição da Campanha de Uso Racional de Medicamentos. Um dos temas abordados será o uso irracional de medicamentos contra a Covid-19, tema em evidência no cenário científico nacional e internacional.

O objetivo da ação é celebrar o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos – comemorado oficialmente em 5 de maio – com palestras e orientações sobre o tema à população e alunos. Devido à pandemia, as atividades serão transmitidas on-line, pelo YouTube, em dois períodos. De manhã, das 8h às 10h, pelo link https://is.gd/Tw0YFI e à noite, das 18h40 às 20h40, por meio do link https://is.gd/HbF6Zh. 

“Não existem comprovações científicas que mostrem que medicamentos como cloroquina, hidroxicloroquina e ivermectina sejam eficazes e seguras no tratamento da Covid-19, sendo que a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Conselho Federal de Farmácia (CFF) não recomendam o seu uso. Além destas drogas não serem efetivas no tratamento da doença, podem causar reações adversas graves incluindo retinopatias, distúrbios cardiovasculares, hepáticos, entre vários outros efeitos. A decisão sobre a prescrição é uma prerrogativa do médico, mas o farmacêutico deve esclarecer ao paciente qual a sua indicação e a forma de uso, orientando-o sobre os riscos da utilização”, explica a coordenadora do curso de Farmácia da FMABC, Dra. Sonia Hix.

Os outros temas abordados na palestra serão: “Uso racional de medicamentos: conceitos e estratégias”, “Você sabe o que é uso racional de medicamentos?”, “Interação medicamentosa”, “Interação fármaco-alimentos”, “Interação medicamentosa em plantas medicinais” e “Descarte de medicamentos”.

Todas as atividades serão conduzidas por docentes da FMABC. São eles: Ana Elisa Prado Coradi, Carla Daniely Pombal Bianchini, Fernanda Yakel Stefani, Ana Beatriz Ramos de Oliveira Pinn, José Armando Júnior, Andrea de Andrade Ruggiero, Marisa Regina de Fátima Veiga Gouveia e Maria Lucila Ujvari de Teves. Em alusão à data, o aluno do 3º ano do curso, Matheus de Almeida Gomes, produziu um vídeo relacionado à data, que pode ser acessado pelo link https://is.gd/bdmEPW.

RISCOS À SAÚDE

Segundo informações do Ministério da Saúde, a automedicação traz grandes riscos à saúde, pois a ingestão de substâncias de forma inadequada pode causar reações como dependência, intoxicação e até mesmo a morte. A receita médica é a garantia de que houve uma avaliação profissional para que determinado paciente utilize o medicamento.

O Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos tem justamente esses objetivos: alertar a população sobre os riscos, assim como ressaltar o papel do uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação como principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação por remédios. Além do agravamento de doenças, a automedicação pode promover a combinação errada de substâncias, com riscos de anular ou potencializar os efeitos dos medicamentos em uso.

Atividade virtual debate o uso de fármacos contra a Covid-19, interações medicamentosas, descarte de remédios, entre outros temas
Atividade virtual debate o uso de fármacos contra a Covid-19, interações medicamentosas, descarte de remédios, entre outros temas

Crédito: Divulgação

Comente aqui