Data: 06/06/2019 09:41 / Autor: Paola Zanei / Fonte: Secom PSA

Creche de Santo André recebe plantio de árvores no Dia do Meio Ambiente

Atividade faz parte das ações do programa Escola Amiga do Meio Ambiente, que desde março já promoveu plantios em 16 unidades da rede municipal


Creche de Santo André recebe plantio de árvores no Dia do Meio Ambiente
Creche de Santo André recebe plantio de árvores no Dia do Meio Ambiente

Crédito: Alex Cavanha/PSA

Os alunos da creche Heitor Villa Lobos, no bairro Capuava, tiveram uma manhã diferente nesta quarta-feira (5), Dia do Meio Ambiente. Com idade ente 2 e 3 anos, os 187 alunos do período participaram do plantio de uma muda de Cereja do Rio Grande em mais uma ação do Programa Escola Amiga do Meio Ambiente.

“A atividade de hoje tem um significado muito especial, pois celebra a importância do trabalho que vem sendo realizado nas escolas da rede municipal desde março e que já envolveu mais de seis mil crianças no plantio, na rega, nos cuidados com as mudas, além dos conteúdos abordados em sala de aula”, destacou o secretário do Meio Ambiente, Fabio Picarelli.

Dezesseis unidades da rede municipal de ensino já receberam as mudas do programa, fruto de uma parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), Secretaria de Educação e a Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos. “A ideia é  propiciar às crianças um novo olhar a respeito das questões que envolvem a natureza e promover a sensibilização sobre a importância da preservação ambiental”, reforçou a secretária adjunta de Educação, Gilzane Machi.

De acordo com a agente ambiental, Edilene Fazza, o trabalho em parceria é fundamental. “Cada secretaria executa ações específicas no programa, dessa forma, com o trabalho de todos chegamos a 321 professores capacitados, com prospecção de plantio de 24 mudas nativas da Mata Atlântica ao longo das escolas participantes”, completou Edilene.

O programa prevê, ainda, formação específica sobre o tema para os professores das escolas beneficiadas pelo programa. O gerente de Educação e Mobilização Ambiental do Semasa, João Mendes, reforça que o trabalho de formação de professores, principal área de atuação do Semasa neste programa, é fundamental para o alcance dos resultados desejados. “Os professores são grandes multiplicadores das informações que o programa traz e têm a possibilidade de atuar como grandes motivadores e sensibilizadores das crianças”, reforçou.

Duas unidades da rede municipal de ensino ainda receberão as ações do programa este ano. O encerramento das atividades acontecerá em setembro. Todas as escolas participantes recebem certificado de Escola Amiga do Meio Ambiente.

Comente aqui