Data: 18/01/2020 10:05 / Autor: Renan Muniz de Sales / Fonte: PMSA

CPETR, Sala do Empreendedor e Banco do Povo de Santo André batem recordes em 2019

Serviços fazem parte da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego e ficam localizados no Térreo 1 do prédio da Prefeitura


O Centro Público de Emprego Trabalho e Renda (CPETR), a Sala do Empreendedor e o Banco do Povo Paulista, serviços oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego de Santo André, alcançaram números expressivos em 2019. Os equipamentos são voltados aos pequenos e médios empreendedores e às pessoas que procuram um espaço no mercado de trabalho.

A Sala do Empreendedor atingiu o maior número de atendimentos desde sua criação, em 2013. Em 2019, o local realizou 25.255 atendimentos, superando os 24.472 feitos em 2018, que até então era a melhor marca. Dentre os serviços prestados, foram abertas 3.505 empresas, incluindo autônomos, sendo que os Microempreendedores Individuais (MEI) representam cerca de 80% da quantidade de aberturas totais.

Já o Banco do Povo Paulista alcançou em 2019 os melhores números dos últimos cinco anos. Com o aumento da liberação de créditos para até R$ 50 mil para pessoa jurídica, seja ela ME, EPP ou EIRELI, além de associações e cooperativas produtivas ou de trabalho, o Banco do Povo realizou 98 liberações de crédito e ultrapassou a marca de R$ 1,1 milhão liberado no ano passado.

Com quase 30 mil atendimentos realizados em 2019, o CPETR teve como destaque a emissão de Carteira de Trabalho, saltando de 1.136 em 2018 para 1.627 em 2019, um aumento de 43%. O espaço também deu entrada em quase 4.000 pedidos de seguro-desemprego e encaminhou 4.537 pessoas para 1.556 vagas de trabalho, sendo que quase metade das oportunidades foram preenchidas pelos encaminhados pelo CPETR.

Na avaliação do secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, os três serviços são imprescindíveis para o desenvolvimento do município. “A qualificação, o apoio e a concessão de crédito ao micro e pequeno empreendedor são fundamentais para que a cidade gere cada vez mais emprego e renda. Estamos muito satisfeitos com os resultados da equipe e pretendemos ter números ainda melhores este ano”, disse.

A Sala do Empreendedor, o Banco do Povo e o CPETR foram reabertos pela atual gestão em 2017, em espaço localizado no Térreo 1 do prédio da Prefeitura de Santo André, que concentra os serviços oferecidos aos empresários, empreendedores, sociedade civil, entidades e administração pública.

Crédito: Angelo Baima/PSA

Comente aqui