Data: 07/01/2020 15:19 - Alterado em: 14/01/2020 10:53 / Autor: Redação / Fonte: Associação do Coro da cidade de Santo André

Coro de Santo André realiza audições para novos integrantes

Audição do Coro de Santo André busca 500 novos cantores


Coro de Santo André
Coro de Santo André

Crédito: divulgação

A Associação do Coro da cidade de Santo André inicia 2020 com as audições para admitir novos integrantes para o grupo, que ocorrerão em fevereiro. Um número incrível: 500 pessoas devem passar pelo teste para somar a nova formação. As inscrições estão abertas. A programação promete agitar o Teatro Municipal de Santo André.

Para participar é necessário se inscrever através do e-mail corosantoandre@gmail.com manifestando interesse ou pelo link https://tinyurl.com/audicao2020  e tirar dúvidas na página do Coro de Santo André no Facebook. As inscrições vão até 10 de fevereiro.

As audições

No dia da audição, o inscrito fará apenas um exercício de classificação vocal e deverá levar um quilo de alimento não perecível, que será doado para o Fundo de Solidariedade do munícipio.

Os ensaios do grupo sinfônico ocorrem as terças das 19h30 às 21h30, as quartas das 19h30 às 21h30 e aos sábados das 14h às 16h30, no Auditório do Teatro Municipal Flávio Florence. Já o grupo Comunitário ensaiará aos sábados das 10h30 às 12h (local a confirmar).

A novidade é que um dos inscritos do grupo selecionado ganhará um atendimento individualizado de técnica vocal no início dos trabalhos.

A agenda 2020

O Coro de Santo André, através de sua Associação sem fins lucrativos e em parceria com a Prefeitura Municipal de Santo André, trará duas importantes mudanças para o próximo ano.

A primeira delas é que, além de seu tradicional grupo sinfônico que é referência na região, o Coro se dividirá em dois grupos. Com o Coro Comunitário, que ensaiará apenas aos sábados de manhã. Criado para atender uma demanda de cantores que não tem disponibilidade para ensaiar nos dias da semana e que vem se destacando. A meta do projeto é a arregimentação de 500 cantores em todo o ABC. Coros e cantores poderão se associar a esses grupos.

Além disso, durante o ano serão oferecidos aos associados cursos regulares de teoria musical, técnica vocal e história da música e também minicursos com grandes especialistas, que abordarão temas variados, entre eles, técnica vocal para coros, acústica, postura cênica do cantor, apreciação de ritmos brasileiros, e muito mais. Portanto, todos com pequenas contribuições solidárias a preços populares.

Incluídos na programação de 2020 estão apresentações com grandes obras como a Sinfonia Nº9 de Beethoven e Carmina Burana, além de projetos de repertórios em que estarão presentes clássicos da MPB, Beatles e Elvis, e dos tradicionais concertos de Natal.

Benefícios do canto coral

Um Coro, além de um meio de comunicação cultural-musical muito importante, é um veículo de projeção positivo para qualquer localidade. Ele impulsiona os diversos agentes locais e a população para um processo de conhecimento e apropriação das linguagens artísticas. Então resulta no desenvolvimento cultural, educacional e de qualidade de vida.

Através do ato de cantar em conjunto, as pessoas desenvolvem o respeito ao próximo e suas individualidades, a protocooperação, a concentração, memória, respiração, autoconhecimento, entre muitas outras qualidades.

O Canto Coral também tem a função de descobrir os valores musicais existentes na cidade, e em toda região acerca dela. Além disso, dá oportunidade para evolução artística e educação por meio da música.

Retrospectiva 2019

Durante o ano passado, o Coro andreense integrou diversas atividades musicais, entre elas se destacam a época natalina, no qual a instituição promoveu o Natal com Pizza na Pizzaria Vero Verde, em Santo André. Sucesso de venda dos convides e gastronomia de qualidade, os musicistas cantaram para o público presente. Toda arrecadação foi destinada a associação e para difundir a cultura da região e colaborar com a Casa Ronald MC Donald ABC.

Outro evento ocorrido no mês de dezembro foi o Natal no Parque Celso Daniel (08), na Casa do Papai Noel, no qual se apresentou para 300 pessoas. E o Natal Solidário, que o Coro de Santo André participou em conjunto com a Orquestra da cidade e reuniu cerca de 3 mil pessoas para assistir ao espetáculo.

O grupo também marcou presença no Festival de Inverno de Paranapiacaba, na Igreja Bom Jesus. O evento ocorreu no mês de julho.

Outros locais receberam as canções do Coro de Santo André. Como igrejas e paróquias da região e o ato cívico de transferência de local da estátua do João Ramalho, quando estiveram presentes o Prefeito e a Primeira Dama da cidade, autoridades e população em geral que puderam conferir de perto os detalhes e músicas regidas pelo Maestro Ondei.

Comente aqui