Data: 02/06/2021 17:05 / Autor: Redação / Fonte: Sociedade Ítalo-Brasileira

Coral de Santo André grava vídeo em homenagem à República Italiana

Coral da Sociedade Ítalo-Brasileira preparou um vídeo especial com a música Va, Pensiero


Em comemoração ao 75º aniversário da Festa della Repubblica, o coral da Sociedade Ítalo-Brasileira de Santo André preparou um vídeo especial com a música Va, Pensiero, da ópera Nabucco - canto dos escravos oprimidos e considerado até hoje o segundo hino nacional da Itália.

O vídeo faz parte do projeto Frammenti musicali dall’Italia (fragmentos musicais da Itália), sob coordenação do maestro Reinaldo Sanches. “A gravação foi realizada na sede da Sociedade, seguindo todos os protocolos necessários, com a participação de 3 a 4 pessoas por vez. Escolhemos a canção Va, Pensiero  porque na Itália é um símbolo da busca pela liberdade e quando a ópera foi escrita, em 1842, havia uma dominação austríaca no norte da Itália. Esta música também foi muito cantada no ano passado, no auge da pandemia na Itália”, explica o regente.

Com 121 anos de existência, a Sociedade Cultural Ítalo-Brasileira de Santo André tem como finalidade preservar na memória dos cidadãos a importância da colônia italiana para o desenvolvimento da região do Grande ABC, apontando os grandes desafios e as dificuldades que os imigrantes enfrentaram quando nela chegaram.

Comente aqui