Data: 01/07/2022 15:52 / Autor: Redação / Fonte: Consórcio ABC

Consórcio ABC participa de seminário sobre inserção dos catadores na gestão de resíduos

Evento debateu políticas públicas voltadas para os catadores e fortalecimento da cadeia de reciclagem


Consórcio ABC participa de seminário sobre inserção dos catadores na gestão de resíduos sólidos
Consórcio ABC participa de seminário sobre inserção dos catadores na gestão de resíduos sólidos

Crédito: Divulgação/Semasa

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC participou, na quinta-feira (30/6), de um debate sobre a importância da participação dos catadores na gestão de resíduos sólidos e formular e discutir políticas públicas a esses profissionais. O tema foi discutido no seminário “Um olhar integrado sobre os catadores de materiais recicláveis”, realizado pelo Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa).

O evento contou com quatro mesas temáticas, reunindo gestores públicos, técnicos, instituições acadêmicas, cooperativas, organizações sociais e o setor empresarial. Uma das mesas debateu a inserção dos catadores nas políticas municipais, com presença de representantes do Grupo de Trabalho (GT) Resíduos Sólidos do Consórcio ABC e moderação da coordenadora de Programas e Projetos da entidade regional Lívia Rosseto.

O seminário abordou ainda o papel dos catadores na estruturação de políticas ambientais e urbanas e o trabalho das cooperativas e movimentos sociais que atuam em prol dos catadores. O encontro também tratou das possibilidades e contribuições dos diferentes setores para inclusão produtiva e fortalecimento da cadeia de reciclagem, em uma mesa moderada pelo coordenador do GT Desenvolvimento Econômico do Consórcio ABC, Fernando Cunha.


Comente aqui