Data: 16/04/2013 13:27 / Autor: Marcos Imbrizi / Fonte: Secom PSA

Concurso gastronômico do Festival do Cambuci será neste fim de semana

No sábado (20) júri formado por chefs e culinaristas escolherá as melhores receitas de pratos salgados, doces e bebidas


 

A programação do 10º Festival do Cambuci prossegue no fim desta semana na Vila de Paranapiacaba. No sábado (20), será realizado o concurso gastronômico do evento, que neste ano conta com 28 inscrições de empreendedores e moradores da Vila, com receitas de pratos salgados (10), doces (10) e bebidas (8). A partir das 10h, na Antiga Padaria, um júri formado por representantes do Sesc Santo André, Instituto Gastronômico IGA, Diário do Grande ABC, Fatec e revista da Coop escolherá as melhores receitas.

Os vencedores do concurso serão anunciados no último dia do festival (28). Os três primeiros colocados de cada categoria receberão um prêmio e certificados de participação. Os primeiros serão premiados com uma viagem para Porto Seguro, os segundos e terceiros colocados receberão uma cesta de produtos cedida pela Coop.

Para este sábado (20) estão previstas ainda a palestra sobre o processamento e manipulação do Cambuci, a cargo de Maria Tereza Santos, às 10h, no Antigo Mercado. Haverá também contação de histórias, às 11h30, no Largo dos Padeiros, e aulas show com direito a degustação com as culinaristas Zilda Bergamini, às 10h30, e Ivanise Silva Lima, às 15h, na Antiga Padaria, que terá ainda a apresentação de um garçom performático às 11h. Neste dia, as atrações musicais serão a cantora Cátia Lee e a banda de Surf Music Eric Von Zipper, respectivamente às 14h e 16h, no palco do Antigo Mercado.

No domingo (21), às 10h.  o público poderá conferir a contação de histórias no Largo dos Padeiros, que contará com o garçom performático, às 14h. As apresentações no Antigo Mercado começam às 11h, com os violeiros itinerantes, e em seguida, às 16h, se apresentará o músico João Cristal. Neste dia, as aulas show com degustação na Antiga Padaria ficam por conta do chef Edgar Rodrigues, às 12h, e da culinarista Maria Idalina do Nascimento Freire, às 15h. Fechando a programação, o grupo Poucas Trancas fará show no Largo dos Padeiros, às 16h.

Nos dois dias, o público poderá conferir a feira de produtos no Antigo Mercado, bem como experimentar as diferentes receitas preparadas pelos empreendedores da Vila. E durante todo o mês de abril alguns empreendimentos no Centro da cidade também oferecem pratos salgados, doces e bebidas preparadas com o Cambuci (confira a lista completa abaixo). Neste ano, durante o festival, os empreendedores de Paranapiacaba marcarão presença também nas feiras de artesanato da cidade. Elas ocorrem às quartas-feiras, no Paço Municipal, Centro; às sextas-feiras e sábados, na Praça do Carmo, também no Centro, e, aos domingos, no Parque Antonio Flaquer (Ipiranguinha), Rua Cel. Seabra, na Vila Alzira. O horário é fixo: das 9 às 15h.

O 10º Festival do Cambuci de Santo André é uma iniciativa do Departamento de Turismo da cidade com o apoio da Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense. O evento integra o calendário de atividades do aniversário de 460 anos de Santo André. A programação completa também está disponível no site da Prefeitura: www.santoandre.sp.gov.br. Mais informações podem ser obtidas por meio dos telefones (11) 4433-0752 ou (11) 4439-0237.

Serviço
10º Festival do Cambuci de Santo André
Concurso Gastronômico
No sábado (20), das 10h às 12h, na Antiga Padaria (Av. Schnoor, 405)
O festival conta ainda com feira de produtos e apresentações musicais no Antigo Mercado (Av. Campos Salles, s/n), aulas show com chefs e culinatistas na Antiga Padaria (Av. Schnoor, 405), entre outras atividades, na Parte Baixa da Vila. A programação prossegue durante todo o mês nos empreendimentos da cidade participantes. Na Vila de Paranapiacaba a programação será nos sábados e domingos até 28 de abril, sempre a partir das 10h.

Comente aqui