Data: 22/04/2020 13:32 / Autor: Eduardo Nascimento / Fonte: FUABC

Campanha atende comunidade do Morro do Kibon, em Santo André

Rondon da FMABC arrecada alimentos e produtos de limpeza para moradores


Antes da pandemia, alunos e docentes da FMABC visitavam periodicamente moradores do Morro do Kibon, em Santo André.
Antes da pandemia, alunos e docentes da FMABC visitavam periodicamente moradores do Morro do Kibon, em Santo André.

Crédito: FUABC

Alunos e professores que integram o Projeto Rondon do Centro Universitário Saúde ABC-FMABC, em Santo André, lançaram uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e roupas para doação aos moradores do Morro do Kibon, em Santo André.

Centenas de kits de cesta básica contendo itens como arroz, feijão, leite, farinha, café, açúcar, sabonetes, detergentes e água sanitária — além de máscaras e roupas — já foram entregues à comunidade desde o início do isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus, em meados de março. A ação é organizada pelo Núcleo Rondon de Extensão Comunitária (NUREC), ligado à Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e com apoio do Centro de Estudos em Saúde da Coletividade (CESCO). Ao todo, participam da ação 92 alunos de todos os cursos da FMABC.

Em razão do isolamento social, as atividades presenciais de promoção à saúde, música, cultura e arte — realizadas há três anos de forma semanal — foram temporariamente suspensas no local. Para evitar a desassistência e manter o engajamento da população nas atividades sociais, alunos têm gravado vídeos educativos com orientações sobre a importância da higienização das mãos e de respeitar o isolamento imposto pelas autoridades sanitárias do País.

“Nossa preocupação emergencial, além do combate ao vírus, é a fome. Já fizemos três viagens com o carro cheio de alimentos, produtos de limpeza e roupas. Mas, ainda estamos longe de atender todas as necessidades daquela comunidade. Muitos ainda aguardam o recebimento do auxílio do governo federal para ajudar no enfrentamento à crise. Por isso, se cada um fizer um pouco, conseguiremos beneficiar mais famílias que dependem do nosso projeto”, disse a vice-pró-reitora de Extensão e professora do departamento de Saúde da Coletividade, Dra. Silmara Conchão. Apenas a docente participou da entrega dos kits no local. A presença dos alunos foi descartada em cumprimento às recomendações protetivas que visam evitar aglomerações. Os estudantes colaboram a partir da divulgação da campanha de doação e com a gravação de vídeos contendo mensagens educativas e de acolhimento em meio à pandemia.

Os endereços dos pontos de coleta para doação dos produtos são: Rua do Bosque, nº 27, apartamento 131, Vila Bastos, e Rua do Oratório, nº 254, bairro Bangu, ambos em Santo André. A campanha segue até o dia 28 de abril.

AÇÕES

Integrantes da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da FMABC também participaram da discussão de novas ações comunitárias coletivas junto à Universidade Federal do ABC (UFABC), com foco no mapeamento das demandas de Saúde entre as populações de risco do Grande ABC. A FMABC foi representada pela professora titular da disciplina de Saúde Coletiva da FMABC, Dra. Vânia Barbosa do Nascimento, além da Dra. Silmara Conchão.

O encontro virtual, realizado dia 20 de abril, contou com a presença de representantes do Instituto Mauá de Tecnologia, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), Fundação Santo André, Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Antes da pandemia, alunos e docentes da FMABC visitavam periodicamente moradores do Morro do Kibon, em Santo André.
Antes da pandemia, alunos e docentes da FMABC visitavam periodicamente moradores do Morro do Kibon, em Santo André.

Crédito: FUABC

Comente aqui