Data: 16/04/2013 08:40 / Autor: Robson Luiz Gisoldi / Fonte: Secom PSA

Balanço dos 100 dias de governo em Santo André

Apresentando média de duas grandes intervenções ao dia, prefeitura apresenta novo site e logomarca da gestão à imprensa, reafirmando compromisso com o diálogo social.


Secretario do Governo, João Avamileno, a secretária de Assuntos Jurídicos, Mylene Benjamin Giometti Gambale, e o prefeito Carlos Grana apresentam balanço dos 100 dias.
Secretario do Governo, João Avamileno, a secretária de Assuntos Jurídicos, Mylene Benjamin Giometti Gambale, e o prefeito Carlos Grana apresentam balanço dos 100 dias.

Crédito: Diego Barros/PSA

O saldo apresentado pela Prefeitura de Santo André nos 100 primeiros dias de governo, completados no último dia 10, foi positivo. Durante coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (15), o governo andreense apontou 200 ações macro em diferentes setores da cidade desde o dia 1º de janeiro, totalizando uma média de duas grandes intervenções por dia. Veja o resumo

Analisando os indicadores de gestão, ganha destaque o volume de medidas tomadas em todas as áreas da Prefeitura, demonstrando preocupação com a agilidade nas respostas à população – principalmente em medidas emergenciais –, bem como a retomada do diálogo social com a consolidação do PPA Participativo (Plano Plurianual).

Durante o anúncio das ações tomadas pela Administração, o prefeito Carlos Grana aproveitou para anunciar o novo Portal da Prefeitura, reestruturado para tornar o acesso aos serviços mais simples, assim como a logomarca da gestão cujo slogan “Juntos por uma cidade melhor” remete à participação de todos na construção de uma cidade melhor. De acordo com o chefe do Executivo, a “marca representa a construção de um município a quatro mãos, com uma intensa participação da população nas decisões”.

Carlos Grana destacou que mesmo com grandes dificuldades de gestão, geradas por um déficit financeiro de R$ 110 milhões herdados do governo anterior, aliados à uma diferença de precatórios na ordem de R$ 7 milhões (depositados por determinação da justiça), a Prefeitura tem buscado soluções para manter o investimento mesmo com o contingenciamento de 34% definido para todas as Pastas. “Estamos retomando o planejamento estratégico, os conselhos municipais, o diálogo social e a busca por dinheiro novo para manter o investimento. Isso é possível graças à intensificação das relações com os governos estadual e federal”, avalia.

Dentre as conquistas enumeradas pelo chefe do Executivo estão a retomada da participação regional por meio do Consórcio Intermunicipal; o respeito ao Legislativo, uma vez que Grana foi o prefeito que mais visitou a Câmara Municipal; o envio do projeto do Bilhete Único à Casa de Leis há 20 dias, além do lançamento do Programa de Internet Banda Larga Gratuita sem fio (wi-fi) na Vila Luzita.

Os avanços para a construção do Poupatempo de Serviços e o Parque Tecnológico na cidade também foram elencados pelo prefeito, que abordou ainda ações nas áreas de desenvolvimento econômico, obras e habitação, como a criação da Sala do Empreendedor; a entrega de 132 apartamentos populares no Conjunto Habitacional Juquiá; a construção do Céu das Artes em duas praças – uma no Jardim Marek, outra no bairro Jardim Ana – e a reabertura do Estádio Bruno José Daniel.

Ao anunciar a conclusão da entrega dos kits de material escolar a 80% dos alunos da rede municipal de ensino, e o início da distribuição dos uniformes – que deve ser finalizada até o dia 30 de abril (cinco meses mais rápido do que a gestão anterior) –, Grana destacou o compromisso da cidade com a Educação.

Outro ponto abordado pelo gestor público foi a liberação de recursos federais e estaduais anunciados para novos investimentos na cidade, como o PAC Mobilidade, o PAC Saneamento (que prevê a construção da Estação de Tratamento de Água no Parque Natural do Pedroso e que elevará a capacidade de produção de água potável de 5% para 25%); o PAC Cidades Históricas, que fará uma grande transformação em Paranapiacaba, além do PAC Pavimentação.

A ação emergencial para restabelecer a iluminação pública em mais de 6 mil pontos escuros foi relembrada pelo prefeito, que destacou: “mais de dois milhões de m² de áreas verdes foram capinadas e roçadas”. Grana enfatizou ainda o esforço do governo para melhorar a segurança da população e falou sobre a entrega de 20 motos e cinco carros para o trânsito (antes a cidade operava com apenas cinco motos, sendo que três estavam quebradas), além do início de licitação para aquisição de 22 câmaras de videomonitoramento.

Para finalizar a lista de ações de grande impacto, o prefeito reforçou as ações prioritárias na Saúde e mencionou a ampliação do número de leitos de UTI adulto no CHM (Centro Hospitalar Municipal), dobrando a atual capacidade para 34 unidades e o aumento de ambulâncias de UTI móvel do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), devendo chegar a 11 veículos neste semestre. “Também entramos de cabeça na questão do enfrentamento contra as drogas, ao aderir ao programa do governo federal Crack, é possível vencer.”

Marca da gestão
Marca da gestão

Comente aqui