Data: 09/08/2019 14:00 / Autor: Redação / Fonte: FUABC

44ª Congresso Médico Universitário do ABC começa segunda-feira

Alunos do Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) organizam de 12 a 17 de agosto a 44ª edição do Congresso Médico Universitário do ABC, o Comuabc


Maior congresso médico universitário do País terá início na  segunda-feira (12/08), às 19h, no Centro Universitário Saúde ABC
Maior congresso médico universitário do País terá início na segunda-feira (12/08), às 19h, no Centro Universitário Saúde ABC

Crédito: Bruno Veiga

Considerado o maior do gênero no País, o evento tem como objetivo complementar a formação acadêmica e desenvolver a pesquisa científica na graduação. Ao longo de quatro décadas foram mais de 20 mil participantes e profissionais da saúde como palestrantes ou membros de comissões julgadoras.

A solenidade de abertura na segunda-feira, 12 de agosto, terá início às 19h no Anfiteatro David Uip, no campus universitário em Santo André (SP). A palestra de abertura será ministrada por um dos mais renomados especialistas em envelhecimento humano no mundo, Dr. Alexandre Kalache. O médico, que estuda a área há mais de 40 anos, é formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Medicina Social pela University of London e doutor em Saúde Pública pela University of Oxford. O tema da palestra será “Vocês estão preparados para serem médicos no século XXI ou vão ficar virados ao passado?”.

Entre 1994 e 2008 o professor e pesquisador foi diretor do Departamento de Envelhecimento e Saúde da Organização Mundial de Saúde (OMS). Também atuou como docente associado e pesquisador sênior na Universidade de Oxford, além de ter fundado o Departamento de Epidemiologia do Envelhecimento da London School of Hygiene and Tropical Medicine, a mais importante Escola de Saúde Pública do Reino Unido. Atualmente o médico gerontólogo é presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil (ILC-BR, da sigla em inglês para International Longevity Centre) e copresidente da Aliança Global de ILCs, que reúne 17 países.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA

A edição 2019 do Comuabc teve 249 trabalhos científicos inscritos. Ao todo, 840 congressistas se inscreveram para participar do evento.  Os professores homenageados nesta edição serão: Dr. David Uip, Dra. Davimar Miranda Maciel Borducchi, Dra. Maria Cristina Guerra Passarelli, Dra. Carmen Silvia Molleis Galego Miziara, Dr. Afonso Polimanti, Luan Salgueiro de Aguiar e Renata Aranha.

Ao longo da semana serão promovidas dezenas de palestras, atividades teórico-práticas, workshops, cursos e mesas redondas acerca dos mais diversos temas e com profissionais renomados, além da apresentação de trabalhos científicos, proporcionando aos participantes o que há de mais recente em pesquisa e atuação médica.

O final da programação científica do 44º Congresso Médico Universitário do ABC será na sexta-feira (16) e a festa de encerramento ocorrerá no sábado (17), no Buffet Mediterrâneo (Rua Costa Aguiar, 635, Ipiranga, São Paulo). Com início às 21h30, a confraternização contará com jantar e premiação dos melhores trabalhos.

O Centro Universitário Saúde ABC está localizado na Av. Lauro Gomes, 2.000, Vila Sacadura Cabral - Santo André (SP). Mais informações e a programação completa do congresso no site www.comuabc.com.br.

Comente aqui