Data: 08/02/2019 09:13 / Autor: Redação / Fonte: Projeto APAE Inclusão

+ APAE Inclusão finaliza atividades com mais de 170 alunos capacitados

Com investimentos de mais de R$ 180 mil, projeto possibilitou capacitação de alunos, compra de equipamentos e melhorias na instituição


Foram mais de 170 alunos capacitados
Foram mais de 170 alunos capacitados

Crédito: divulgação

Empoderamento. Empregabilidade. Inclusão. Estes foram os principais objetivos do + APAE Inclusão, projeto de  capacitação para o mercado de trabalho da APAE de Santo André. Realizado com aulas de fevereiro a dezembro de 2018, o projeto ofereceu oficinas gratuitas para  pessoas com deficiência intelectual e múltipla entre 12 e 17 anos e promoveu eventos relacionados à inclusão. Além disso, o projeto incentivou a contratação dos beneficiários por meio da Lei de Cotas nas empresa da região.

O projeto foi dividido em duas fases e os alunos interessados podiam se inscrever em até duas oficinas, desde que os horários não coincidissem. No total, foram capacitados 177 alunos nas oficinas de Panificação, Audiovisual, Informática, Rotinas Administrativas, Artesanato e Corte e Costura. “Para alcançar o atendimento de 300 alunos, o projeto foi dividido em 150 vagas por semestre. No primeiro, foram preenchidas 86 vagas. No segundo, 145 vagas, totalizando 231 atendimentos - o que representa 77% do estimado”, comenta a gerente do projeto Eloren Andreani.

Aproximadamente R$ 118 mil foram investidos em infraestrutura, reparos e na compra de mais de 270 equipamentos como computadores, fogões, geladeira, máquinas de costura, exaustor, câmera fotográfica e ventiladores.  Além do patrimônio material que servirá aos alunos, mesmo após o término do projeto, o + APAE Inclusão incentivou o reconhecimento da população em relação ao trabalho oferecido pela APAE aos PCD’S. “A efetivação do projeto se dará na medida em que cada oficina oferecerá ao jovem um aprendizado que o fará capaz de ingressar no mundo do trabalho”, destaca a diretora escolar Valéria Barral.

O + APAE Inclusão também previu a implantação de um departamento  de direcionamento dos alunos capacitados nas oficinas a vagas de trabalho em áreas de sua formação, através de parcerias com órgãos públicos e privados. Devido a este trabalho, dois alunos conseguiram emprego formal. “Estou muito orgulhosa do meu filho Léo. Agradeço muito a APAE de Santo André pela oportunidade, todo carinho e ensinamento e a todos os apoiadores”, conta Karita Viana, mãe de um dos alunos contratados.

EVENTOS

Durante o primeiro semestre, a equipe do + APAE Inclusão promoveu eventos como palestra sobre mercado de trabalho, em que os alunos do projeto aprenderam sobre formatação de currículo, busca de vagas e  postura em entrevistas. Também houve visitas à TV Cultura e ao Corpo de Bombeiros e a realização da festa junina anual da APAE de Santo André, em que os alunos do projeto venderam os produtos confeccionados nas oficinas: doces juninos, chaveiros, panos de prato personalizados, registro de fotográfico e a impressão, necessaires e sabonetes.

As atividades do segundo semestre incluíram a participação da equipe do projeto na Feira da Inclusão do Senai Jacob Lafer, em que foram mostrados os produtos das oficinas oferecidas, palestras de alinhamento de expectativas sobre o mercado de trabalho e inclusão de pessoas com deficiência e festa de Halloween. O destaque foi o evento de emissão de Carteira de Trabalho, em parceria com Centro de Trabalho e Renda, que permitiu que alunos que ainda não possuíam o documento, fizessem a primeira via.  Na ocasião, as empresas Real Food Verzani e Bluefit realizaram o cadastro dos alunos das oficinas em seus bancos de talentos.

No encerramento das duas fases do projeto, foi realizada a cerimônia de formatura dos alunos. O evento aconteceu no Centro de Formação de Professores Clarice Lispector, onde também foram expostos os materiais desenvolvidos pelos alunos em cada uma das oficinas. “Estamos muito orgulhosos do êxito do projeto. Fato comprovado pela alegria dos formandos e dos pais nas duas edições de formatura que tivemos. Serviu de aprendizado para podermos executar o programa nos próximos anos”, comenta Ary Bueno, presidente da APAE de Santo André.

SERVIÇO

+ APAE Inclusão

Facebook: @maisapaeSA

http://apaesa.org.br/

Email: apaesa@apaesa.org.br

Telefone: (11) 4993-5550

Crédito: divulgação

Comente aqui