Santo André Segurança

Acidente fatal no Tancão da Morte

Cinco adolescentes perderam sua vida afogados na lagoa dentro do Parque Guaraciaba, em Santo André; Prefeitura de Santo André divulga à imprensa nota oficial

  • Data: 30/01/2014 10:01
  • Alterado: 30/01/2014 10:01
  • Autor: Alex Faria
  • Fonte: Secom PSA
Acidente fatal no Tancão da Morte

Crédito:

Trágico acidente põe fim à vida de cinco jovens que mataram aulas para se divertir. A famosa “gazeta” acabou com o futuro destes jovens que resolveram se aventurar no local, sabidamente perigoso, acrescentando números à estatística de acidentes fatais no local: Desde 1990, 33 pessoas perderam a vida no local, somando agora 38.

O prefeito de Santo André, Carlos Grana, negocia com a justiça uma solução definitiva para o problema. “Para mim, a solução é aterrar essa área, para que a gente não corra nunca mais esse tipo de risco. Mas, para isso, a gente tem que entrar em entendimento com o Judiciário e o MP (Ministério Público)”, explicou. Outras ações emergenciais para aumentar a segurança, verificação das trilhas irregulares, aumento da vigilância, serão realizadas.

NOTA À IMPRENSA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ANDRÉ

A Prefeitura de Santo André lamenta o trágico acidente ocorrido nesta quarta-feira (29), no Parque Municipal Guaraciaba, que culminou com a morte de cinco menores, todos moradores de Mauá, que perderam a vida ao nadar em área pública proibida, em lago artificial localizado na região local.

Reiteramos que a Administração está cumprindo rigorosamente a ação civil pública interposta pelo MP (Ministério Público). Entre as intervenções executadas no local, a partir de abril de 2006, estão a instalação de portão alto seguro, com correntes e cadeados, para fechar de maneira ostensiva o acesso principal pela Avenida Valentim Magalhães – o espaço, aliás, é fechado à visitação pública desde 2005.

Além disso, há sinalização com placas de ‘Proibido Nadar – Risco de Morte’ em toda a sua extensão do parque, principalmente na região do lago (as placas têm dimensões de 45 cm de largura por 35 cm de altura e distância de 4,70 metros de uma placa a outra).

Outra medida foi a colocação da GCM (Guarda Civil Municipal) para monitorar o espaço 24 horas e fixação de escala de serviço entre os profissionais. Houve também a implementação de um posto da GCM, que mantém viaturas com rondas constantes.

O local está fechado por um portão de entrada e saída (chaves em poder da corporação). Além das placas recomendadas, em setembro do último ano foram colocadas mais 97 placas no entorno do lago, a fim de reforçar a advertência sobre a proibição de nadar no local.

Informamos que desde o início da atual gestão, o Executivo tenta encontrar, juntamente com o Poder Judiciário, uma solução definitiva para o problema, que persiste há mais de duas décadas. A intenção da Prefeitura, inicialmente, é aterrar o lago. O prefeito Carlos Grana, logo após informar por telefone o ocorrido ao prefeito de Mauá, Donizete Braga, determinou que seja feita uma averiguação ao redor do local para levantar possíveis trilhas clandestinas dentro da mata que cerca a região, a fim de aumentar a eficiência na fiscalização.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 30/01/2014 10:01
  • Alterado: 30/01/2014 10:01
  • Alex Faria
  • Secom PSA









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados