Diadema Saúde

UBS Nogueira passa por vistoria de Lauro Michels

Referência para 17 mil moradores, Unidade tem estoque regularizado de medicamentos e insumos

  • Data: 07/08/2013 15:08
  • Alterado: 07/08/2013 15:08
  • Autor: Renata Nascimento
  • Fonte: PMD
UBS Nogueira passa por vistoria de Lauro Michels

Crédito:

Na manhã desta quarta-feira (07/08), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Nogueira recebeu a visita do prefeito de Diadema, Lauro Michels. O objetivo foi verificar como a UBS funciona, quais os serviços, medicamentos e insumos disponíveis, além de conversar com profissionais e moradores do bairro que leva o mesmo nome da UBS.

O chefe do Executivo constatou que a maioria dos medicamentos da REMUME (Relação Municipal de Medicamentos Essenciais) e insumos (itens para aplicação de medicamentos, curativos, exames, entre outros) estão disponíveis na farmácia da unidade, a exceção do hidroclorotiazida (indicada para o tratamento da hipertensão arterial). De acordo o fornecedor do item, a ausência deve-se a falta de um dos componentes da fórmula no mercado.

As vacinas também estão disponíveis com exceção da DTP (Tríplice Bacteriana – contra difteria, tétano e coqueluche), devido à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo estar com dificuldade para abastecer os municípios.

Além disso, portadores de diabetes e hipertensão podem aferir a pressão arterial sem a necessidade de agendar horário. Basta passar por uma consulta de enfermagem e, após, receber as orientações passadas pelo profissional.

Para Michels, as visitas servem para avaliar e programar melhorias. “Fizemos um diagnóstico básico e agora vamos organizar cada UBS para começar a atender melhor a população. Os moradores também querem um atendimento humanizado, com carinho”, explicou.

O prefeito ainda conversou com a direção da UBS, funcionários e os moradores do entorno para saber sobre o atendimento prestado. “Estarei sempre presente, ouvindo as pessoas sobre as demandas da rede municipal”, lembrou o chefe do Executivo.

A UBS é um serviço de referência para 17 mil moradores da região. Por mês, são realizados 745 consultas de enfermagem, 1.419 consultas médicas e mais de 2.200 exames. Para isso, conta com quatro equipes do Programa Saúde da Família (PSF) e cerca de 80 profissionais, entre médicos (clínicos, ginecologistas, pediatras e psiquiatra), dentistas, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, psicólogos, assistente social, fonoaudiólogo, administrativos, entre outros. As consultas podem ser agendadas de segunda a sexta-feira.

Estiveram presentes na vistoria os assessores especiais de gabinete Adler Teixeira (Kiko) e Laércio Soares, além do secretário de Serviços e Obras, Márcio Paschoal Giudicio.

UBS Nogueira
Rua Sebastião F. Tourinho, 285 – Vila Nogueira.

Compartilhar:
1
Crédito:Paulo Fares
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 07/08/2013 03:08
  • Alterado: 07/08/2013 03:08
  • Renata Nascimento
  • PMD









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados