Mauá Política

Mauá tem novo Conselho de Direitos da Mulher

A posse aconteceu na noite de sexta-feira (29/11) em solenidade com a presença da secretária de Cidadania e Ação Social, Sônia Braga, cuja pasta trabalha diretamente com o conselho.

  • Data: 03/12/2013 12:12
  • Alterado: 03/12/2013 12:12
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMM
Mauá tem novo Conselho de Direitos da Mulher

Crédito:

Seguindo as diretrizes da política nacional para atuação dos conselhos foi realizada eleição para escolha das integrantes da sociedade civil em 18 de novembro. Antes, no mês de outubro, aconteceu encontro de sensibilização com diversas entidades visando motivar a participação no processo de escolha das novas conselheiras.  Maria do Socorro Pereira Miranda, presidenta da Comissão Eleitoral, explica que “a sensibilização foi o momento em que mostramos às entidades a importância da participação. Foi uma forma de ampliarmos esta participação levando as informações para um número maior de entidades. Percebemos que as mulheres têm o desejo de participar, mas enfrentam dificuldades em conciliar jornada de trabalho, atribuições do lar e outros compromissos.”

O Conselho é paritário e conta com cinco representantes da sociedade civil e cinco indicadas pelo poder público. O mandato é de dois anos, com reuniões ordinárias todos os meses.

O CMDM tem por finalidade formular e propor diretrizes de ação governamental voltadas à promoção dos direitos das mulheres e atuar no controle social das políticas públicas para mulheres e de igualdade de gênero.

“A atual gestão vem buscando a participação popular, a presença da sociedade, em todos os segmentos do governo. Queremos que o conselho seja propositivo, discuta com o governo e apresente sugestões para serem implementadas, qualificando nossa relação com o segmento,” afirmou a secretária Sônia Braga.

A secretária ainda lembrou a criação do Departamento de Políticas Afirmativas, que está em fase de regulamentação, como um setor fundamental para dialogar com o conselho e trabalhar fortemente nas ações voltadas à mulher.

A primeira reunião ordinária do colegiado está agendada para o dia 13 de dezembro, quando deverá ser escolhida a nova presidenta do mesmo.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 03/12/2013 12:12
  • Alterado: 03/12/2013 12:12
  • Redação
  • PMM









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados