Distrito de Paranapiacaba

Você é o responsável deste local?
  • Avenida Fox
  • CEP: 09150-070
  • Distrito de Paranapiacaba - Santo André/ SP
  • Telefone (11) 4997-1167

Amantes da sétima arte podem se apressar. Estão abertas até dia 30 de setembro as inscrições para o 2º Encontro de Cinema de Paranapiacaba – Cinema: O Argumento da Palavra. O evento é uma iniciativa da Escola Livre de Cinema e Vídeo (ELCV) de Santo André e será realizado na vila inglesa nos dias 8 e 9 de outubro.

A programação oferece cardápio cultural variado composto por workshops (oficinas) e exibição de filmes seguidos de bate-papos com cineastas e especialistas. Para participar dos workshops, os interessados devem fazer o download da ficha de inscrição que está disponível no site www.santoandre.sp.gov.br, preenchê-la e encaminhá-la para o e-mail cinemaevideo@santoandre.sp.gov.br. As inscrições serão confirmadas no dia 3 de outubro por meio de mensagem eletrônica.

Quem quiser participar apenas das exibições e bate-papos poderá se inscrever pelo mesmo e-mail enviando nome, endereço e telefone de contato. Serão fornecidos certificados de horas culturais para os participantes do encontro.

Haverá transporte gratuito para os inscritos com saída às 7h30 do estacionamento do Paço Municipal de Santo André.


Workshops

Os participantes do 2º Encontro de Cinema de Paranapiacaba poderão escolher entre quatro opções de workshops. As oficinas serão realizadas simultaneamente no sábado (8), das 13h30 às 17h30, e no domingo (9), das 9h às 12h e das 14 às 16h.

O workshop As Palavras e a Prática Cinematográfica será ministrado no Clube Lyra, com orientação do professor Paolo Gregori, e visa estudar os principais agentes de ruptura na linguagem cinematográfica e as referências para sua estruturação. Aos alunos que possuem câmeras filmadoras, de qualquer formato, é recomendável levar seus equipamentos.

Também no Lyra, a atriz e professora Luciana Canton orientará o workshop O Ator e a Palavra no Cinema. O objetivo é esclarecer temas específicos da interpretação para cinema e sua evolução através dos tempos. Os inscritos para este encontro deverão levar roupas leves que permitam a realização de exercícios físicos.

A terceira opção é Brincar de Cinema: Arte na Sala de Aula, com o jornalista e videomaker Eduardo Ricci. Realizada no espaço cultural da Antiga Padaria, a oficina abordará o universo lúdico do cinema trabalhado por meio de jogos cooperativos, dinâmicas e exibições de filmes, entre outras interações educativas.

Por fim, o workshop A Escrita Sob a Perspectiva de Imagens será realizado na Biblioteca com orientação do autor Flávio Mello. O curso parte da análise de diferentes tipos de textos, imagens e vídeos, e aborda os temas recorrentes em diferentes linguagens artísticas, sob o foco literário.


Filmes e bate-papos

No sábado (8), a primeira atividade referente à exibição de filme com bate-papo está agendada para as 9h30, no Clube União Lyra Serrano: café da manhã seguido pelas exibições dos curtas Caramujo-Flor (ficção experimental / 21’ / cor /1988 / SP-MS / classificação: livre / direção: Joel Pizzini) e Ageusia (ficção / 15’ / cor / 2011 / ELCV / classificação: 12 anos / direção: Maria Margarida Amorim e Jorge Pezzolo). Às 10h30 haverá bate-papo com o cineasta Joel Pizzini e com o jornalista, escritor e roteirista de cinema e televisão Marçal Aquino.

Na sequência, também no Clube Lyra, haverá exibição do longa Topografia de um Desnudo (ficção / 86’ 26’’/ cor / 2009 / Brasil / classificação: 14 anos / direção: Teresa Aguiar) e bate-papo com Ariane Porto, roteirista do filme.

No domingo (9), a sessão será retomada às 17h30, no mesmo local, com o filme Palavra (En)Cantada (ficção / 86’/ cor / 2009 / Brasil / classificação: livre / direção: Helena Solberg). A conversa com os participantes fica por conta do roteirista Marcio Debellian.


Por motivos técnicos do google, colocamos o mapa em endereço próximo para localização