Data: 26/07/2021 13:43 / Autor: Redação / Fonte: PMETRP

Zeladoria de Ribeirão Pires apresenta balanço do semestre

Iluminação pública, capinação, desassoreamento de córregos e tapa-buraco são algumas das ações gerenciadas pela ZEMA


Zeladoria da cidade foi reforçada com a chegada da Frente de Trabalho
Zeladoria da cidade foi reforçada com a chegada da Frente de Trabalho

Crédito: PMETRP

A Secretaria de Zeladoria e Manutenção Urbana (ZEMA) de Ribeirão Pires cumpriu uma intensa agenda no primeiro semestre desse ano. Como alguns serviços estavam sem contrato de terceirização, as equipes da própria Pasta ficaram responsáveis por cumprir grande parte do cronograma de ações. Exemplo disso foi na iluminação pública. Entre janeiro e junho, a ZEMA fez, em média, 100 intervenções por mês. Nos próximos dias, o serviço irá ganhar mais agilidade, uma vez que a cidade já conta com empresa contratada que dará início ao programa Iluminou. A meta é solucionar os problemas relacionados à iluminação num prazo de até 120 dias.

Outro serviço que a ZEMA está conduzindo com suas próprias equipes é a capinação, que apenas no primeiro semestre atendeu 169 pontos por toda a cidade. Em alguns bairros, a ação ganhou o apoio da máquina Papa-Mato, que retira a vegetação que cresce nas sarjetas e meios fios das vias do tipo paralelepípedos, bloquetes, pedras, asfalto ou similar.

Já em relação ao desassoreamento e limpeza preventiva de rios e córregos, a secretaria atuou em 30 pontos. Com a utilização de retroescavadeiras e tratores, o serviço consiste na retirada de entulho, lixo, excesso de areia e lama acumulados no fundo do rio. “Foi um semestre intenso, de muito trabalho. As demandas eram muitas e nossas equipes enxutas. Porém, com planejamento conseguimos cumprir o cronograma. E agora, com a chegada da Frente de Trabalho e a contratação de empresas terceiras, a cidade vai ganhar uma nova cara”, destacou o secretário Rubens Fernandes, o Rubão.

Cata-Bagulho - o serviço recolhe, em média, uma tonelada de lixo por mês. A ação é gratuita e tem como objetivo impedir o depósito irregular de entulho, móveis, pneus, madeiras, sucatas, entre outros objetos, em vias e terrenos da cidade.

Tapa-Buraco - somente no primeiro mês de operação da empresa Terra Mix, foram executados mais de 750 reparos em ruas e avenidas de Ribeirão Pires.

Frente e Trabalho - desde o início de julho, a ZEMA ganhou o reforço de 56 trabalhadores do Programa Emergencial de Auxílio Desemprego (PEAD). Todos já estão atuando na zeladoria da cidade. Na semana passada, a prefeitura convocou mais 59 pessoas para integrar a ação.

Comente aqui