Data: 20/09/2019 10:49 / Autor: Redação / Fonte: PMETRP

Semana Nacional de Trânsito em Ribeirão Pires tem ações educativas

Ações de conscientização foram promovidas pela Prefeitura em unidades escolares da rede municipal


Semana Nacional do Trânsito
Semana Nacional do Trânsito

Crédito: Gabriel Mazzo

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Transportes e Trânsito, dá sequência às ações da Semana Nacional de Trânsito, comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro.

A campanha deste ano tem como tema: “No Trânsito, o sentido é a vida”. A Prefeitura está reforçando as atividades que orientam e conscientizam sobre a importância do respeito às leis. Além de bloqueios educativos nesse período, durante todo o mês, alunos da rede municipal participam de palestras e brincadeiras sobre o tema. As atividades também integram o calendário do programa “Respeito à Vida”, do Governo do Estado.

Nessa quinta-feira, dia 19, crianças da Escola Municipal Professora Lavínia Figueiredo Arnoni, no Centro Alto, participaram do projeto “Trânsito na Escola”, que abordou, de forma lúdica, a introdução aos conceitos de mobilidade urbana. Os alunos brincaram e aprenderam em um minicircuito de trânsito com bicicletas.

Nas atividades, os educadores de trânsito distribuíram panfletos informativos, com orientações voltadas tanto a condutores, quanto a pedestres sobre a importância da travessia segura – na faixa.

A aluna do 5º ano, Letícia Rodrigo, contou que irá reforçar com toda a família a importância de atitudes para prevenir acidentes “É importante conhecermos as leis para podermos conscientizar nossos familiares no dia a dia”, disse.

Nessa sexta-feira, dia 20 de setembro, alunos da Escola Municipal Fiorindo Roncon participam do projeto "Transporte e Cidadania". A atividade leva os estudantes da rede municipal de ensino à sede da concessionária das linhas de ônibus municipais da cidade, a Rigras. Nesta ação, as crianças conhecem o funcionamento do ônibus, o sistema municipal de transporte coletivo e a empresa, de modo geral.

“Reforçamos as ações de educação para o trânsito para crianças porque elas se tornam multiplicadoras da mensagem às pessoas do seu convívio. E se essa conscientização for feita de forma lúdica, prazerosa e até divertida, ela é mais eficaz”, explicou o educador de trânsito da Prefeitura, Fábio Bertrani Leme.

No sábado, dia 21, a Secretaria de Transportes e Trânsito da Estância promoverá ação conjunta com o Detran, na Praça Central da Vila do Doce, das 8h às 16h, com distribuição de materiais educativos e exposição de carros batidos.

Até o próximo dia 25 de setembro, agentes e gestores do setor também farão bloqueios educativos em vias da cidade.

Comente aqui