Ribeirão Pires Saúde

Secretário de Saúde de Ribeirão Pires expõe diretrizes de trabalho

José Carlos de Jesus se reuniu com imprensa local e regional para falar sobre as ações que estão sendo tomadas para melhorar o atendimento dos moradores

  • Data: 30/07/2015 17:07
  • Alterado: 16/08/2023 14:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMETRP
Secretário de Saúde de Ribeirão Pires expõe diretrizes de trabalho

Secretário de Saúde de Ribeirão Pires

Crédito:

Em pauta, as diretrizes tomadas para ampliar e melhorar o atendimento na área para os moradores e garantir serviços de medicina preventiva, curativa e emergencial através das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as Unidades da Saúde da Família (USF´s) que receberam reformas e aperfeiçoamento nas unidades.

No próximo mês, a população terá a disposição mais um equipamento de saúde. O Tomógrafo estará em operação atendendo casos de emergência e urgência, mas em dois meses servirá para exames de menor gravidade. “Quando recebemos o aparelho verificamos que a sala, entregue junto com a UPA em 2012, não comportava o aparelho. Fizemos as correções e está tudo pronto para entrar em operação”, afirmou o secretário José Carlos de Jesus.

O equipamento é de última geração, podendo realizar imagens de alta resolução e até mesmo em 3D. Para operar, profissionais de raio-x já fizeram curso de aprimoramento em exames. Além disso, uma máquina de raio-x móvel foi adquirida para atender pacientes que não podem se locomover. Por dia, são realizadas cerca de três tomografias emergenciais. “Utilizando mão própria, sem terceirizar, a economia chega a 70 mil mensais”, explica o secretário.

PROJETOS E INVESTIMENTOS
 José Carlos de Jesus assumiu o cargo de secretário de Saúde e Higiene no dia 25 de maio e, nesses dois meses, conseguiu colocar projetos em ação. Além do tomógrafo e do raio-x móvel, outras ações estão sendo implementadas para ampliar o acesso à saúde.

VIA RÁPIDA SAÚDE – a implantação do sistema que oferece atendimentos mais rápidos, permitirá aos pacientes já saírem de qualquer UBS com o exame e consulta com o especialista indicado pelo clínico marcado.

MOTOL6ANCIAS – prevista para outubro, a implantação de dois veículos controlados por enfermeiros habilitados para pilotar motos que prestarão socorros emergenciais enquanto a ambulância não chega ao local, evitando trânsito e agilizando o atendimento de pronto-socorro, hoje feito exclusivamente por ambulâncias. Serão investidos 30 mil reais para elaboração do projeto e com a compra dos veículos.

Aumento no Programa Saúde da Família – com o objetivo de ampliar a humanização e o acolhimento, a secretaria de Saúde e Higiene aumentará de sete para 20 as equipes de PSF que atendem a população a domicílio fazendo acompanhamento de pacientes que necessitam dessa atenção.

PROGRAMA “MELHOR EM CASA” – motocicletas farão a entrega de medicamentos de uso contínuo em residência, garantindo a continuidade de tratamentos.

UBS JARDIM LUZO – outra novidade é a entrega da UBS Jardim Luzo, prevista para o próximo dia 20. A ampliação permitirá, também, o atendimento odontológico. Foram investidos 216 mil reais.

UBS JARDIM VALENTINA E 4ª DIVISÃO – as unidades dos bairros estão trocando de endereço e recebendo melhorias necessárias para atender à população oferecendo qualidade.

SENHAS ELETRÔNICAS – o projeto do secretário de Saúde e Higiene, José Carlos de Jesus, pretende garantir economia de 720 mil reais por ano com a implantação de senhas para que os pacientes possam imprimir os resultados de exames em casa, sem precisar se deslocar para retirá-lo.

CONFIRMAÇÃO DE CONSULTAS VIA SMS – o projeto pretende agilizar a abertura de vagas para encaixe, utilizando mensagens de celular para confirmar marcação de consultas via SMS.

Compartilhar:

  • Data: 30/07/2015 05:07
  • Alterado: 16/08/2023 02:08
  • Redação
  • PMETRP









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados