Ribeirão Pires Lazer

Ribeirão Pires terá Pedal Outubro Rosa nesse domingo

A largada do pedal acontecerá às 8h, no Complexo Ayrton Senna, localizado na Av. Pref. Valdírio Prisco, 193 - Jd Itacolomy

  • Data: 15/10/2019 16:10
  • Alterado: 15/10/2019 16:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMETRP
Ribeirão Pires terá Pedal Outubro Rosa nesse domingo

Crédito:

O Pedal Outubro Rosa, que conta com o apoio da Prefeitura de Ribeirão Pires, através da Secretaria de Esportes, será realizado nesse domingo, dia 20 de outubro. 

O evento terá percurso de aproximadamente 40km, e passará pela Av. Kaethe Richers, Rodovia Deputado Antônio Adib Chammas, até Paranapiacaba. O Pedal Outubro Rosa será aberto ao público e contará com sorteios de brindes para as mulheres presentes. A pedalada será restrita apenas para crianças, por conta das dificuldades do percurso.

O Pedal Outubro Rosa tem como objetivo ajudar na divulgação da campanha de conscientização Outubro Rosa, que alerta as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. O evento foca também no incentivo da prática de esportes.

Cidade promove atividades de saúde e conscientização

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires está promovendo atividades especiais durante o Outubro Rosa. Até o final do mês, profissionais da Secretaria de Saúde realizarão ações de conscientização gratuitas, além de mutirões de exames – mamografia e transvaginal, e o reforço da divulgação dos serviços disponíveis de forma permanente na rede municipal.

No Hospital e Maternidade São Lucas, unidade da Prefeitura que abriga o Centro de Referência da Mulher, a Secretaria de Saúde realiza durante o Outubro Rosa, aos sábados, mutirão de exames de mamografia. Serão distribuídas 20 senhas por dia de ação, às 8h. Não é necessário agendamento – basta levar pedido médico do exame devidamente preenchido e o RG da paciente.

No dia 6 de outubro, a Prefeitura promoveu, no São Lucas, mutirão de transvaginal. Foram agendados 70 exames de pacientes que aguardavam a realização do procedimento. No próximo dia 27, outros 70 agendamentos serão atendidos.

Nas Unidades da Atenção Básica, os profissionais irão reforçar as orientações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Às sextas-feiras, as equipes poderão trajar peças de roupa cor-de-rosa, para chamar a atenção para a campanha.

No dia 23 de outubro, das 8h às 17h, acontecerá o “Pink Day”, atividade que reunirá série de serviços aos moradores, entre os quais papanicolau, reforçando os atendimentos oferecidos durante todo o ano.

No dia 4 de outubro, cerca de 500 pessoas participaram da “Caminhada contra o Câncer, pela Vida”, promovida pela ETEC Maria Cristina Medeiros, de Ribeirão Pires, com o apoio da Prefeitura e do Fundo Social da cidade.

Pontos turísticos iluminados – Pontos da Estância Turística de Ribeirão Pires ganharam na última semana iluminação especial nas cores da campanha Outubro Rosa. As luzes foram colocadas nos Mirantes Santo Antônio e São José; Jardim Japonês; relógio do Centro de Exposições e História; e letreiro turístico da cidade por alunos do curso de Eletricista Instalador – promovido gratuitamente por meio de parceria entre Prefeitura, SENAI e Fundo Social.

A campanha do Outubro Rosa chama a atenção da população para a importância da realização de consultas e exames preventivos ao câncer de mama. A rede municipal de Ribeirão Pires conta, desde o início desse ano, com mamógrafo próprio, no Hospital e Maternidade São Lucas. O equipamento já realizou mais de 1200 exames gratuitamente. Na unidade, que abriga o Centro de Referência à Saúde da Mulher, também são realizados outros exames e procedimentos ginecológicos gratuitamente às moradoras.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 15/10/2019 04:10
  • Alterado: 15/10/2019 04:10
  • Redação
  • PMETRP









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados