Data: 06/05/2019 17:33 - Alterado em: 20/05/2020 14:26 / Autor: Redação / Fonte: Prefeitura de Ribeirão Pires

Ribeirão Pires dá sequência às ações do Maio Amarelo

Secretaria de Transportes e Trânsito realiza atividades de conscientização sobre respeito às leis de trânsito e à vida por meio de canais online


Prefeitura de Ribeirão Pires dá sequência às ações do Maio Amarelo
Prefeitura de Ribeirão Pires dá sequência às ações do Maio Amarelo

Crédito: PMETRP

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Transportes e Trânsito, dá sequência às ações do Maio Amarelo, movimento que chama a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O tema da campanha neste ano é “Perceba o risco – Proteja a vida”.

Durante todo o mês, a Prefeitura está publicando nos canais oficiais mensagens de conscientização voltadas aos condutores, ciclistas e pedestres. Assuntos como travessia segura, respeito às leis de trânsito e postura cidadã de todos os moradores estão sendo abordados nesse período. Nesta semana, o tema desenvolvido para conscientização foi “Motociclista Consciente”.

A equipe de Educação para o Trânsito da Prefeitura também dá continuidade ao projeto “Brincando de Trânsito”, utilizando aulas em vídeo com participação de fantoches. O conteúdo está sendo disponibilizado aos alunos da rede municipal, como forma de reforçar as atividades que são realizadas nas escolas de forma permanente, durante todo o ano.

As ações online do Maio Amarelo neste ano atendem às recomendações do Ministério da Saúde referente à COVID-19 e determinação do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito). “Com as mensagens nas mídias sociais, levaremos mais consciência e responsabilidade a todos os que transitam pela cidade”, explicou o secretário de Transportes e Trânsito de Ribeirão Pires, José Adão Alves.

Outras ações – Neste mês, a Secretaria de Transportes e Trânsito promoveu atividade com cones na Avenida Francisco Monteiro, com o objetivo de reduzir a velocidade de veículos em pontos estratégicos – o “traffic calming”.  A ação também foi realizada em importantes vias de acesso da cidade. Durante a atividade, os agentes de trânsito monitoram os veículos, respeitando o distanciamento social. Além da redução da velocidade, a medida chama a atenção de condutores e pedestres para o comportamento de todos no trânsito.

Os agentes de trânsito também promovem diariamente a “Operação Visibilidade” que monitora as vias da cidade com o objetivo de aumentar a atenção dos motoristas e garantir a segurança no tráfego viário.

As vias que recebem as ações são selecionadas de acordo com dados do Infosiga - Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo.

Sobre o Movimento “Maio Amarelo” - O Movimento Maio Amarelo chama a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Em Ribeirão Pires, as ações voltadas para a conscientização acontecem durante todo o ano, mas são intensificadas durante este mês.

Crédito: PMETRP

Comente aqui