Data: 30/08/2019 10:56 / Autor: Redação / Fonte: PEMTRP

Ribeirão Pires reforça segurança com novos Vigilantes Patrimoniais

Profissionais passam a integrar quadro de servidores municipais


Curso de qualificação
Curso de qualificação

Crédito: divulgação/PMETRP

A Secretaria de Segurança Urbana da Prefeitura de Ribeirão Pires ampliou o quadro de Vigilantes Patrimoniais da cidade. Os novos vigilantes, que já ocupam seus postos de trabalho, participaram do curso de qualificação para exercício da função. A formação, ministrada por efetivo da Guarda Civil Municipal da Estância, durante o mês de agosto, teve carga horária de 123 horas/aula.

A grade curricular do curso preparatório foi supervisionada pelo Gabinete de Instrução da GCM e abordou as disciplinas de Estrutura da Secretaria de Segurança Urbana; Rádiocomunicação; Noções de Segurança Patrimonial; Condicionamento Físico e Defesa Pessoal; Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo; Língua Portuguesa; Uso Progressivo da Força; Gerenciamento de Crises; Legislação Aplicada; Confecção de Documentos e Rotina Administrativa; Ética Profissional; Gênero e Diversidade; Mediação de Conflito; e Ordem Unida.

O objetivo foi garantir ferramentas aos vigilantes para que desempenhem suas atribuições com eficiência e competência pertinentes ao cargo, como prestar serviços de vigilância dos próprios municipais e outros locais definidos pela Administração; realizar rondas nas dependências de edifícios e áreas adjacentes; controlar entrada e saída de pessoas, veículos e materiais; prestar informações à população; entre outras atividades descritas na Lei Nº 6056/15.

Designada a atuar no sistema de videomonitoramento, a carioca Cinthia Gimenes Bispo dos Santos mora há 19 anos em São Paulo e prestou o concurso de vigilante patrimonial para mudar a vida profissional. “Vim para São Paulo para acompanhar meu marido. Sou concurseira. Prestei esse (concurso) para mudar o meu caminho profissional e estou adorando! Agora desejo muito prestar concurso para Guarda Civil Municipal, quando for realizado”, contou a vigilante.

"Desde 2017, a atual administração tem executado diversas ações de fortalecimento da segurança na cidade, além da valorização de nossos Guardas Civis Municipais e da modernização do setor. Com incorporação de vigilantes patrimoniais, efetivos da GCM serão liberados para apoio em rondas ostensivas e preventivas por toda a cidade", afirmou o secretário de Segurança Urbana de Ribeirão Pires, coronel José Luis Martins Navarro.

O município conta com 14 vigilantes patrimoniais atuando, além da Central de Videomonitoramento, em pontos turísticos, no Paço Municipal, Parque Pérola da Serra, entre outros espaços.

Comente aqui